Foto: Divulgação / Ascom /
O ex-prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (União Brasil), não corre risco de ficar inelegível nas eleições de 2026. A reportagem apurou que o ex-gestor não é réu em nenhum processo judicial e teve todas as suas contas de governo aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Elinaldo, que confirmou sua pré-candidatura a deputado estadual, tem mantido uma atuação política ativa tanto em Camaçari como em diversas regiões da Bahia.
Fontes do meio jurídico consultadas pela reportagem reforçam que o ex-prefeito está plenamente apto do ponto de vista jurídico e eleitoral para disputar o pleito. Durante os dois mandatos em que esteve à frente da Prefeitura de Camaçari, Elinaldo Araújo teve todas as suas contas analisadas e aprovadas pelo TCM, o que atesta a regularidade da gestão e o cumprimento das normas fiscais e administrativas.
Em relação à investigação conduzida pela Controladoria-Geral da União (CGU), a reportagem também apurou que Elinaldo não era ordenador de despesa no caso e, portanto, não possui qualquer responsabilidade direta. A responsabilidade sobre os atos administrativos em questão recai sobre os secretários municipais, que são, legalmente, os ordenadores de despesa. Contudo, juristas que analisam o caso apontam que não há qualquer irregularidade.
Com isso, não há qualquer impedimento jurídico que afete a elegibilidade de Elinaldo, que segue com seu nome colocado à disposição do União Brasil para a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia. Aliados do ex-prefeito destacam que ele sai fortalecido politicamente e que segue entre os favoritos para conquistar o posto de deputado mais votado nas eleições do ano que vem diante do crescimento de sua pré-campanha.
Fonte: Mais Região
