Quesito segurança é marcado por paz e tranquilidade no Camaforró 2024

Foto: Reprodução/

O Camaforró é uma das festividades populares mais tradicionais da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Porém, a tradição da festa camaçariense não se resume apenas à megaestrutura montada no Espaço Camaçari 2000, nem às grandes atrações musicais, ou ao número recordista de público, que, nesta edição, reuniu em torno de 130 mil pessoas. Mas também está associada ao quesito segurança da festa que, por muitos anos, é confirmada pelas instituições competentes como tranquila e pacífica. E em 2024, durante os três dias do evento, não foi diferente.

De acordo com as informações referentes ao atendimento no posto da 18ª Delegacia Territorial (DT) de Camaçari, não houve registros de ocorrências graves. Na quinta-feira (13) e no sábado (15), os trabalhos aconteceram dentro da normalidade. Apenas na sexta (14), um indivíduo, que estava portando substância análoga à cocaína, foi apresentado e enquadrado como usuário de entorpecentes. Posteriormente, foi registrado um termo circunstanciado de ocorrência (TCO).

As forças da segurança pública, que atuaram no Camaforró 2024, contaram, ainda, com cinco câmeras de reconhecimento facial e auxílio da Plataforma de Observação Elevada (POE), da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), utilizados, principalmente, nas operações de buscas por foragidos da Justiça.

Totalizando 25 atendimentos de primeiro socorros durante todo o período, o 10º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Camaçari, que atuou com efetivo de 45 profissionais de plantão a cada noite, informou que a maioria das ocorrências foi relacionada à intoxicação alcoólica, devido ao consumo excessivo de álcool. O que fez com que as pessoas embriagadas sofressem desmaios ou queda da própria altura (QPA), e fossem socorridas pelos agentes.

No posto da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), também não foi registrado evento que ensejasse flagrante delito. Durante o evento, algumas mulheres buscaram orientações e informações pontuais, porém nenhum ato, relacionado à violência contra o público feminino, foi observado pelo órgão especializado, que informou que o estado pacífico e de tranquilidade se estendeu por toda a cidade durante o período dos festejos.

As crianças e adolescentes também receberam atenção especializada durante as festividades, através do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Camaçari. Na ocasião, o órgão acolheu 78 crianças que se perderam dos pais e/ou responsáveis. Na sequência, após a realização dos procedimentos corriqueiros, como a triagem, os menores foram encaminhados para o posto do Conselho Tutelar.

Mais uma vez, o esquema de segurança traçado para garantir a paz e a tranquilidade do Camaforró cumpriu o objetivo, e a festa aconteceu conforme esperado, assegurando que os milhares de frequentadores aproveitassem o evento com muita alegria, tornando cada instante em momentos inesquecíveis, deixando gostinho de quero mais.

Os postos das forças da segurança pública ficaram instalados na área interna do Espaço Camaçari 2000, localizado na Avenida Jorge Amado. Com o tema “Esquenta São João”, o Camaforró 2024 foi realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov). A festa marcou a abertura do São João da Região Metropolitana de Salvador.

Related posts

Leave a Comment