Foto: FCB/
Muita chuva em SSalvadorque registrou, em apenas cinco dias, o volume de chuva esperado para todo o mês de maio, segundo a Defesa Civil da capital (Codesal). O acumulado já ultrapassa os 305 milímetros, superando a média histórica de 302,2 mm para o período. A cidade permanece em alerta máximo.
Nszta terça- feira (06) a cidade amanhece debaixo de muita chuva
O mau tempo causou transtornos em diversos pontos da capital. No bairro de Ondina, a ventania derrubou o alambrado de uma quadra esportiva. Felizmente, ninguém se feriu. Na Avenida Anita Garibaldi, uma placa de propaganda foi arrancada com a força do vento, obrigando a interdição parcial da via para remoção do material. Já na Avenida Centenário, o volume de água tomou parte da pista. Imagens que circulam nas redes sociais mostram motoristas dirigindo com cautela e um motociclista precisando subir na calçada para continuar o trajeto.
Além dos transtornos urbanos, as condições marítimas também seguem severas. A travessia de lanchas entre Salvador e a Ilha de Itaparica está suspensa há quatro dias devido ao mar agitado.
De acordo com Cláudia Valeria, meteorologista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), um sistema atmosférico sobre o oceano está intensificando a nebulosidade e provocando chuvas, especialmente no litoral. “Essa instabilidade deve continuar nos próximos dias, com maiores volumes entre Salvador, Baixo Sul e Litoral Norte. No centro-oeste baiano, o tempo deve abrir gradualmente, com mais dias de sol”, informou.
Alerta laranja em 28 cidades baianas
Enquanto Salvador enfrenta os efeitos das chuvas intensas, 28 municípios da Bahia estão sob alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de até 100 milímetros de chuva em apenas 24 horas, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Entre as cidades em alerta estão Camaçari, Candeias e Simões Filho, todas na Região Metropolitana de Salvador.
No último sábado (3), a Codesal recomendou a saída preventiva de moradores de seis comunidades da capital baiana por risco de deslizamentos.
Para esta terça-feira (6), o Inmet prevê mais chuva concentrada sobre a faixa litorânea, com possibilidade de rajadas de vento e trovoadas. A intensidade pode variar ao longo do dia, principalmente em Salvador, RMS e parte do Nordeste do estado. Já nas demais regiões baianas, o tempo deve se manter mais estável, sem previsão de temporais.