A Bahia avança como um dos estados mais promissores para a indústria nacional, combinando crescimento econômico, compromisso sustentável e liderança nacional em energia renovável. O governo tem atraído investimentos estratégicos e promovido iniciativas de energia limpa, atuando como protagonista no cenário da inovação e transição energética no Brasil. Histórias de sucesso são construídas no estado, transformando a indústria do futuro em uma realidade do presente. Em 25 de maio, Dia da Indústria, os baianos têm muito a celebrar.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, a Bahia lidera o futuro da indústria. “Com mais de 99% da matriz energética limpa, o estado é referência nacional em sustentabilidade e mantém o compromisso com uma indústria forte, verde e inclusiva. Liderados pelo governador Jerônimo Rodrigues, seguimos construindo um futuro sustentável para todos os baianos. Vamos consolidar a política industrial e transformar a Bahia em um hub de combustível verde”.
Baseado no fortalecimento do protagonismo baiano nas agendas climática e ambiental, o Governo do Estado lançou o Programa de Transição Energética do Estado (Protener), o primeiro do território brasileiro, que incentiva a implantação de cadeias produtivas de agroenergia, de hidrogênio de baixa emissão de carbono e biocombustíveis renováveis, o incentivo para pesquisas e inovações tecnológicas, além de estimular modelos mais eficientes de governança com a participação da sociedade civil.
Palmeira nativa brasileira
Investimentos sustentáveis
A Unipar, maior produtora de cloro/soda da América do Sul e segunda maior fabricante de PVC implantou unidade industrial em Camaçari, com investimento de R$190 milhões. Possui capacidade de produzir 20 mil toneladas de cloro, 23 mil toneladas de hipoclorito e 22 mil toneladas de soda por ano, atendendo a crescente demanda de saneamento e produtos de limpeza. Com papel relevante no tratamento de água e utilização de matéria prima baiana, a unidade inaugurada da Unipar é a primeira a ser instalada fora de São Paulo e visa atender também ao agronegócio, com a futura instalação de novos equipamentos.
Os produtos da Unipar atendem diversas indústrias, como têxteis, papel e celulose, alimentos, bebidas e tratamento de água, sendo essenciais para o desenvolvimento econômico. A instalação da companhia na Bahia foi um fator crucial para a chegada da fábrica da Dragão, que enxergou no estado um ambiente favorável para sua expansão industrial.
O executivo de Desenvolvimento de Novos Projetos da Dragão, João Abreu e Lima, explica que a presença da Unipar no estado foi um fator decisivo. “Trata-se de um parceiro estratégico, com quem mantemos uma relação sólida e de longo prazo, baseada na confiança e em princípios éticos. Essa parceria nos permite somar forças não só no campo dos negócios, mas também na contribuição para o desenvolvimento socioeconômico da Bahia”, afirmou ao celebrar seu primeiro mês de operação com ganhos expressivos na logística e no fortalecimento de parcerias locais.
Recicla Solar na Bahia
A Solar Coca-Cola, responsável pela distribuição dos produtos da marca na Bahia, coleta um volume maior do que a quantidade de embalagens plásticas inseridas no mercado baiano. Desde 2020, o projeto Recicla Solar já retirou mais de 20 mil toneladas de plástico do mercado contribuindo para a destinação correta do resíduo. Parte do material coletado e beneficiado, transforma-se em novas embalagens, retornando para a cadeia da economia circular. Atualmente, são cerca de 12 mil toneladas de resina reciclada utilizada nos produtos da empresa.
A Solar está entre as maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola, e conta atualmente com 13 fábricas, uma delas em Simões Filho. Com cerca de 60 centros de distribuição e 58 distribuidores autorizados, ela atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando nas regiões Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste.