Foto: Divulgação/
A RoboCup 2025 tem movimentado o Centro de Convenções de Salvador, na orla da Boca do Rio, que se transformou em um grande laboratório interativo de robótica e inteligência artificial. Até o encerramento, na próxima segunda-feira (21), a expectativa é de que mais de 150 mil pessoas circulem pelo evento — entre elas, milhares de estudantes da rede pública e privada, trazidos em caravanas de diversas regiões do estado para vivenciar de perto o universo dos robôs que jogam futebol, realizam tarefas domésticas e atuam em simulações de resgate.
Considerada a maior competição de robótica e inteligência artificial do mundo, a RoboCup reúne, nesta edição, mais de 3 mil competidores de 42 países. A escolha de Salvador como cidade-sede foi resultado de uma articulação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), em parceria com a RoboCup Brasil. Em 2023, a capital baiana já havia sediado com êxito a etapa nacional do torneio, o que contribuiu diretamente para a conquista do mundial deste ano.
A presença dos alunos, muitos deles tendo o primeiro contato direto com a tecnologia apresentada, tem sido um dos destaques do evento. “Está sendo um sucesso. Estamos recebendo aqui jovens a partir dos cinco anos de idade e adolescentes. A Prefeitura de Salvador está disponibilizando ônibus e, entre esta quinta (17) e sexta-feira (18), vamos trazer aproximadamente 14 escolas da rede municipal por turno para o Centro de Convenções. Também estamos vendo caravanas de outros municípios, com alunos da rede pública de diversas cidades, além de escolas privadas de Salvador que trouxeram seus estudantes. Estamos muito felizes por conseguir alcançar nosso objetivo, que é permitir que esse evento esteja ao alcance da juventude”, afirmou o diretor de Inovação da Semit, Luis Gaban.
Desafios – A programação inclui cerca de 250 equipes em ligas voltadas a diferentes desafios: desde o clássico futebol entre robôs até missões de resgate, tarefas domésticas automatizadas e soluções para fábricas inteligentes. Também estão previstas demonstrações de robôs voadores. Do total de equipes, 123 são formadas por estudantes, o que reforça o caráter educacional da RoboCup.
Segundo o presidente da RoboCup Brasil, Marcos Simões, a edição soteropolitana tem sido reconhecida pela organização internacional do torneio como uma das mais bem estruturadas já realizadas. “Recebemos muitos feedbacks positivos, inclusive de pessoas de fora do Brasil, como os organizadores da RoboCup Federation e os competidores. Todos estão dizendo que este está sendo um dos eventos mais organizados entre os mundiais que já participaram. Eles estão gostando muito do que encontraram aqui e também da cidade”, pontuou.
Programação – A programação ocorre entre 9h e 20h e está disponível no site http://2025.robocup.org. A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados por meio da plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/robocup-25/3002534). Uma transmissão ao vivo estará disponível durante todos os dias de competição no canal www.youtube.com/@RoboCupBrasil, para quem não puder assistir presencialmente.