Foto: Reprodução TIC Bahia /
O projeto do Trem Intercidades (TIC) Salvador–Feira de Santana foi apresentado ao Ministério dos Transportes em junho de 2025 e prevê uma ferrovia de aproximadamente 98 km, com trens de passageiros de alta velocidade que reduzirão o tempo de viagem entre Salvador e Feira para cerca de 35 minutos. O traçado contempla 10 paradas, integrando Salvador a cidades estratégicas da Região Metropolitana, mas deixa de atender diversos municípios importantes da RMS.
De acordo com o projeto da TIC Bahia, a ferrovia terá início em Águas Claras (Salvador), com integração ao metrô e VLT, passando por Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro e Conceição do Jacuípe, até chegar à Feira de Santana, com duas estações na cidade, incluindo o pátio de integração.
Entretanto, importantes municípios da Região Metropolitana de Salvador, como Camaçari, Mata de São João, Dias D’Ávila, Pojuca e São Francisco do Conde, não terão estações previstas no percurso, até o momento, o que poderá exigir soluções de integração para garantir o acesso da população dessas regiões ao sistema.
Os projetistas estimam que um impacto econômico, com integração logística e estímulo a polos industriais e comerciais ao longo do eixo, deve ocorrer, e defendem que o TIC pode atender a uma população regional de milhões de habitantes, reduzindo congestionamentos e tempo de deslocamento. Porém, se o projeto não incluir as cidades vizinhas ao Polo Industrial de Camaçari, por onde já passa uma linha férrea, tais benefícios não serão sentidos pela população.
O governo federal decidiu pela realização de estudos complementares de viabilidade e reativação de trechos sob a concessão existente, passo considerado necessário antes de eventual licitação ou aporte de recursos.
Após a apresentação, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) homologou a TIC Bahia como proponente autorizado para a implantação do trem, e o governo federal assumiu a realização de estudos complementares por meio da Infra S.A., para avaliar a viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto, buscando uma modelagem de concessão pública.