Em Camaçari, servidore são destaque no compromisso com o trabalho e o desenvolvimento da cidade

Foto: Reprodução/

Uma celebração internacional, que remete à luta histórica dos trabalhadores para conquistar melhores condições de trabalho. Assim pode-se definir o Dia do Trabalho, comemorado nesta quarta-feira (1°/5). No município, a história se cruza com a de milhares de servidores da Prefeitura de Camaçari, que atuam diariamente na oferta de serviços e na construção de uma cidade melhor para todos.

Atualmente, atuando na Diretoria Pedagógica (Dipe) da Secretaria da Educação (Seduc), Lucinda de Araújo, 67 anos, é servidora pública municipal desde 1988. “Como professora do magistério, na extinta Escola Normal de Camaçari, tive o privilégio de ter como alunas muitas professoras e coordenadoras pedagógicas, que hoje atuam nas escolas da nossa rede pública municipal de ensino. Ser professora representa a possibilidade de inspirar, despertar sonhos e impactar no futuro dos seres humanos e, como diz a professora Fátima Freire, filha do saudoso educador e filósofo Paulo Freire, ‘quem educa marca o corpo do outro’, e desta forma seguimos na missão de educar”, afirmou.

Há mais de 35 anos na Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), o gerente de Operações Ademilton Rios, expressou com afeto a ligação com a empresa, que, segundo ele, moldou a sua vida pessoal e profissional. “A Limpec me lançou para o futuro, tanto como profissional quanto como indivíduo, e testemunhei seu crescimento ao longo do tempo. Através dos serviços prestados à comunidade, desde a limpeza urbana até a gestão do Aterro Sanitário, acredito que contribuímos para nos tornarmos uma referência na Bahia”, pontuou.

Ainda, de acordo com o ambientalista, que se tornou um dos exemplos de dedicação a Camaçari, os tempos difíceis que a empresa enfrentou, foram superados graças aos esforços contínuos de todos os funcionários, que demonstram amor e confiança no trabalho da empresa. “Enfrentamos desafios, mas viramos a página. E, hoje, estamos aqui, demonstrando que a Limpec é uma empresa viável. Nossos projetos são essenciais para promover uma consciência sustentável que prioriza o meio ambiente em Camaçari”, finalizou.

Com atuação junto às pessoas em situação de vulnerabilidade, Iracema Pereira Bernardo Costa, 49 anos, é servidora da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), desde o ano de 2010. Ela relembrou a trajetória que foi iniciada como digitadora do Cadastro Único e Programa Bolsa Família (CadÚnico), setor que coordenou em 2017.

“Ser servidora pública é gratificante, pois tenho a missão de garantir a execução de políticas públicas no município para a população mais carente. Durante esse tempo, tenho observado a evolução na melhoria de vida dos munícipes, com a garantia dos direitos básicos e essenciais. Uma grande evolução, também, ocorreu na estrutura física da cidade, que está mais organizada, com mudança na mobilidade urbana, ofertando mais empregos à população, avanços que ocorreram com a chegada das grandes indústrias e a reestruturação da orla do município”, destacou Iracema ao pontuar o desenvolvimento da cidade que vive desde 2001.

Por meio dos depoimentos desses profissionais, a Prefeitura de Camaçari homenageia os servidores públicos municipais, da administração pública direta e indireta, bem como os trabalhadores em geral, pela  passagem do Dia do Trabalho.

Related posts

Leave a Comment