Foto: Jean Victor/
Com o intuito de compartilhar as expertises adquiridas nas ocorrências, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec), promoveu uma apresentação direcionada a colaboradores da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) das cidades de Camaçari, Dias d’Ávila, Porto de Sauípe e Mata de São João. No total, participaram cerca de 50 profissionais das áreas administrativa e operacional da concessionária de serviços de saneamento básico, abastecimento de água, além de coleta e tratamento de esgoto do estado.
Foram concedidas orientações de como acionar a Defesa Civil em situações de emergência, destinadas a evitar desastres ou minimizar os impactos para a população, e restabelecer a normalidade social. Também foram explicados como é feito o mapeamento de áreas de risco, fornecidas instruções de como proceder ao se deparar com um animal silvestre durante as ações de campo, e quais medidas preventivas devem ser adotadas, bem como os protocolos de segurança e proteção à vida.
A explanação foi realizada pelo coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, que, na oportunidade, destacou a importância do treinamento e da parceria com demais órgãos que prestam serviços essenciais à população. “O nosso órgão tem um papel importante no município, no que diz respeito à prevenção e atuação em situações de desastre, incêndios e desabamentos, por exemplo. É fundamental que todos saibam como agir nesses momentos críticos, incluindo a forma correta de acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e o Corpo de Bombeiros Militar, a fim de garantir um atendimento rápido e eficiente. Esse encontro visa compartilhar a maturidade adquirida ao longo dos anos de atuação na Defesa Civil, para que os participantes se sintam mais tranquilos e valorizem o conhecimento adquirido, que é essencial para todos nós”, explicou o gestor.
O gerente regional da Embasa unidade Camaçari, Laesandro Araújo dos Santos, que está há pouco mais de um ano à frente da instituição, falou que a parceria entre os órgãos reflete no atendimento prestado à população. “Esses momentos de capacitação das equipes são muito agregadores, visto que trabalhamos com serviços essenciais. Então, entender a importância dos atores e os papéis, dentro do processo, é fundamental. Enquanto instituição, estamos sempre abertos às parcerias e buscando nos aproximar da sociedade para que consigamos atender as pessoas da melhor forma possível e prestar um serviço de qualidade, com celeridade, responsabilidade e, sobretudo, segurança”, avaliou.
Erivelton Dias, assistente de saneamento da Embasa há 25 anos, atualmente lotado na unidade Camaçari, relembrou uma ocorrência emergencial, ocorrida em 2023, quando houve o rompimento de um sistema de esgotamento na Rua das Flores, na Gleba E, em que a equipe contou com o suporte da Defesa Civil. “Nós vivemos uma realidade diferente da Defesa Civil, e essa aproximação nos permite trocar experiências que são fundamentais para o nosso dia a dia. Há um ano, precisamos da atuação da Defesa Civil para resolver um rompimento na Rua das Flores, e essa parceria foi importante, pois unimos forças para sanar o problema, que foi concluído com sucesso”, compartilhou.
O encontro aconteceu na terça-feira (11/6), no auditório da Secretaria de Governo (Segov).