Comércio camaçariense tem aumento de vendas durante os festejos juninos

Foto:  Jean Victor/

Com a chegada do mês de junho, o comércio de Camaçari é aquecido com as vendas e os preparativos para os tradicionais festejos juninos. Este ano, a antecipação do Camaforró, que acontece de 13 a 15 de junho, com o tema “Esquenta São João”, trouxe um impulso adicional, gerando entusiasmo tanto entre os comerciantes quanto entre os consumidores. O Centro da cidade tem diversidade de lojas, com variedade de itens para quem quer “compor o look“ para os três dias do evento, por exemplo. De roupas a acessórios, quem for curtir as festas do período pode adquirir os produtos no comércio local e, assim, contribuir para o fortalecimento do segmento.

Além disso, a antecipação do pagamento da 1ª parcela do 13º salário aos servidores municipais, realizado nesta quarta-feira (12/6), injetou ainda mais ânimo no comércio local. O incremento no poder de compra dos consumidores, deve intensificar as vendas e beneficiar ainda mais os comerciantes da região.

Flávia Sampaio, 42 anos, empresária de uma loja de moda feminina há um pouco mais de três anos, compartilha a gestão do negócio com a sócia Elaine Santana. A comerciante contou sobre a expectativa de aumentar o faturamento durante o período junino. “As antecipações do pagamento do 13º salário e do Camaforró já trouxeram uma melhoria significativa, mas a expectativa é que melhore ainda mais até sábado [15/6] e na semana do São João. Este ano, espero um crescimento de cerca de 40%, o que é muito bom pra gente”, opinou a empreendedora, moradora do Bairro Novo.

Animada para curtir o Camaforró 2024, a blogueira Vitória Raiane Silva, 18 anos, que tradicionalmente curte a festa todos os anos, comentou que está empolgada para a edição deste ano. “Minha expectativa é que seja uma festa maravilhosa. Já estou comprando os looks e acessórios, olhando detalhe por detalhe, pra dar tudo certo. Quero estar linda pra festa. Não vejo a hora de aproveitar cada momento e sofrer com as músicas de Heitor Costa [uma das atrações do evento]”.

O aquecimento da economia local, durante os festejos juninos, demonstra a importância das celebrações não apenas como um evento cultural, mas como um motor de desenvolvimento econômico e social. Investir na promoção e organização desses eventos é fundamental para fortalecer a economia das regiões, gerando emprego, renda e valorizando a cultura local.
Ana Pâmella, 37 anos, que também é do segmento de confecções há quatro meses, expressou otimismo nas vendas. “A expectativa para o mês de junho, aqui no comércio, é muito boa. As antecipações, tanto do Camaforró quanto do 13º salário, foram excelentes para nós, permitindo ter vendas adiantadas ainda para o São João. Acredito que isso ajudou muito a aquecer as vendas. Estamos apostando nisso”, comentou.
Com três anos de comércio na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), Julie Anne Lucena, 32 anos, viu um aumento no movimento da sua loja, que comercializa maquiagens e acessórios. “Está tudo muito favorável para o comércio, com um movimento significativo de clientes, que deve seguir pelo mês todo. As vendas melhoraram e as visitas às lojas aumentaram. Começamos a decoração dos ambientes mais cedo, para deixar tudo pronto para o período festivo”.

Taiane Barreto, 40 anos, que reside no Parque das Palmeiras, é uma das veteranas do Camaforró. Ela, que estava fazendo compras no Centro da cidade, falou que vai curtir a festa com o esposo e os dois filhos, com expectativa de que seja mais uma edição surpreendente. “A grade de atração está perfeita e meus filhos estão empolgadíssimos. É sempre bom ter essas opções de festas juninas. Já participei várias vezes e gostei muito. Por isso, também, estou aqui, aproveitando para fazer minhas comprinhas”.

Com a cidade decorada e o clima junino no ar, Camaçari se prepara para um São João inesquecível, embalado pelo ritmo contagiante do forró. Além do impacto econômico direto, as festas juninas contribuem para a valorização da cultura local, atraindo investimentos para a preservação e divulgação das tradições. O apoio aos artistas locais, aos grupos de dança, quadrilhas juninas, entre outros, fortalece o patrimônio cultural e promove a identidade regional.

O Camaforró é realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov). O evento acontece no Espaço Camaçari 2000, localizado na Avenida Jorge Amado. Com o tema “Esquenta São João”, a festa abre o São João da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Related posts

Leave a Comment