Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), fiscaliza atuação de ambulantes, baianas de acarajé e barraqueiros no Camaforró 2024

Foto: Jean Victor/

Com uma equipe composta por um efetivo de 80 profissionais, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), trabalhou incansavelmente nos três dias do Camaforró 2024. Na oportunidade, os agentes da pasta realizaram os serviços de fiscalização e ordenamento de vendedores ambulantes, baianas de acarajé e barraqueiros, tanto na área externa quanto na parte interna do evento, que aconteceu no Espaço Camaçari 2000, localizado na Avenida Jorge Amado.

Foi também objeto de atuação dos agentes de fiscalização o cumprindo da Portaria n.º 008/2024, que proíbe o uso e a comercialização de produtos com embalagens de vidro, como garrafas, copos e pratos ou outros objetos perfurocortantes, durante os festejos juninos em Camaçari, bem como em todo o circuito do Camaforró – determinação que visa aplicar mais uma medida de segurança, para preservar a integridade física e o bem-estar dos participantes da festa.

A proibição é válida não só para vendedores ambulantes, baianas de acarajé e barraqueiros, mas também para bares, lanchonetes e estabelecimentos comerciais afins, e prevê, ainda, a interdição dos locais que descumprirem as determinações por conta da possibilidade de se causar danos físicos, bem como de colocar em risco a segurança de terceiros.

De acordo com o gestor da Diretoria de Ordem Pública (Dirop) da Sesp, Namucies de Souza, a novidade desta edição do Camaforró 2024, foi o trabalho preventivo realizado com os vendedores ambulantes, baianas de acarajé e barraqueiros durante o dia. “A gente colocou a equipe de fiscalização para atuar também durante o dia, que é o momento em que os comerciantes chegam com a mercadoria. A ideia serviu para verificar se eles estavam cumprindo as determinações da portaria. A fiscalização seguiu acontecendo ainda durante toda a noite da festa, quando foram apreendidos alguns materiais”, disse, ao informar que, “no balanço geral, tudo transcorreu dentro do previsto e foi bem positivo. Os comerciantes estão trabalhando de maneira ordeira, o que é muito importante para o sucesso do evento”.

De acordo com a Sesp, no total, foram cadastrados para trabalhar na área interna do Camaforró 2024, 250 barraqueiros, além de 250 vendedores ambulantes e baianas de acarajé, que atuaram na área externa do evento.

O barraqueiro Ibson Capitan, veterano no Camaforró, disse que aprova o trabalho de fiscalização realizado pela prefeitura. “Comigo, a fiscalização ocorreu de forma tranquila, pois os agentes da Sesp estão fazendo o trabalho corretamente. E eu, por saber da proibição, fiz de tudo para não descumprir”, falou o morador do bairro Nova Aliança (Phoc I).

O Camaforró 2024 foi realizado entre os dias 13 e 15 de junho (quinta-feira a sábado), por meio da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov). Com o tema “Esquenta São João”, a festa marcou a abertura do São João da Região Metropolitana de Salvador.

Related posts

Leave a Comment