Sedap promove visita técnica ao Restaurante Escola do Senac Casa do Comércio

Foto: Arquivo/

Do plantio à colheita, da seleção ao preparo. Desta forma, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), promoveu, nesta terça-feira (3/9), uma visita técnica para 25 produtores rurais da Cooperativa Agroecológica de Coqueiro de Monte Gordo (Coopermonte) ao primeiro restaurante com selo carbono neutro do Brasil – Restaurante Escola Senac Casa do Comércio, em Salvador, operado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Os referidos agricultores participam do Programa Do Rural à Mesa, que, além de fomentar o escoamento dos produtos orgânicos de produtores rurais camaçarienses, para organizações com elevado volume de compra, orienta os produtores sobre as melhores práticas de produção para se tornarem mais competitivos e acessar mercados consumidores diferenciados.

Ativo há pouco mais de um ano, o programa tem como objetivo aproximar os produtores do consumidor final. Até o momento, foram comercializadas 32 toneladas (t) de alimentos, gerando uma receita de R$ 150 mil. As entregas, que acontecem duas vezes por semana, incluem hortaliças, feijão, quiabo, limão, abóbora, coco verde, laranja, entre outros 50 itens.

Durante a visita, os agricultores tiveram acesso a todas as instalações da unidade, desde o almoxarifado, que recebe os produtos direto do campo, até a separação dos materiais que são levados para a cozinha, beneficiando mais de 5 mil alunos. Na ocasião, os visitantes puderam verificar de perto como tudo acontece até chegar ao prato dos consumidores.

Sem esconder a satisfação com os resultados de mais uma ação de sucesso que envolve a pasta, o titular da Sedap, Diego Neves, destaca que, “desejo que esse projeto perdure, pois tem gerado renda e oportunidades significativas para diversas famílias, desde pequenos até grandes produtores rurais, que são quem, efetivamente, estão no campo, no dia a dia. É um projeto construído a cinco mãos e, para mim, é uma honra fazer parte desse processo todo”, compartilhou.

O gerente da unidade Senac Casa do Comércio, Carlos Alberto Neves, explica que, “desde o início do programa entregamos uma média de 2 t por entrega, com 50 tipos diferentes de produtos. O tamanho deste projeto será aquilo que decidirmos que ele seja. Se quisermos que seja pequeno, assim será, mas se desejarmos que ele cresça, ele crescerá. Com a parceria entre prefeitura, Senar [Serviço Nacional de Aprendizagem Rural] e Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas], além do apoio da Sedap, esse projeto tem tudo para se tornar grandioso e trazer resultados ainda melhores”, ressaltou.

Bastante empolgado com a visita técnica, o agricultor Albertino de Jesus, 51 anos, morador da comunidade de Mucugê, em Mata de São João, vive da agricultura familiar, que é a principal fonte de renda para sustentar sua família, composta por esposa e cinco filhos. Cooperado há dois anos, ele ressalta que, “é muito gratificante participar desse processo, desde o plantio até a entrega dos alimentos”, compartilhou.

A Coopermonte é composta por 49 cooperados, dos quais 37 estão inseridos no Programa Do Rural à Mesa, que reúne agricultores das comunidades de Coqueiros de Monte Gordo; Pau Brasil e Açu da Capivara, em Arembepe; e Tiririca, em Monte Gordo.

Também presente na visita técnica, o secretário da cooperativa, Wellington Silva, afirma que o projeto tem proporcionado sustentabilidade, não apenas na questão ambiental, mas também na produção de alimentos saudáveis. “Para o agricultor, uma geração de renda mais justa, visto que as vendas representam 60% do que entregamos para o Senac,” compartilhou.

Ainda participaram da visita representantes e parceiros do Programa Do Rural à Mesa, como o Sebrae e o Senar Bahia, instituições que contribuem para o desenvolvimento do projeto na zona rural.

Related posts

Leave a Comment