Mais de 100 ambulantes apostam na renda extra durante os desfiles cívicos em Camaçari

Foto: Arthur Vinicius/

Como é tradição na cidade, a celebração em comemoração ao Dia da Independência do Brasil em Camaçari foi marcada pelo primeiro desfile cívico do mês de setembro, que acontece no bairro Gleba E. Este ano, o tem “O Futuro em nossas mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e Partidas”, não apenas trouxe orgulho e civismo à população, mas também se revelou uma oportunidade de geração de renda para os comerciantes, desde os pequenos até os maiores estabelecimentos, bem como para os vendedores ambulantes locais.

Em dia de grandes eventos como esse, a economia da cidade fica bastante aquecida. Pois, os profissionais aproveitam a ocasião para vender uma variedade de produtos, como alimentos, bebidas, acessórios temáticos, entre outros artigos.

Para muitos, este é o momento ideal para complementar a renda familiar, como destacou Eliana Nazarete, 47 anos, moradora do São Vicente, que sempre comercializa churrasco e cachorro-quente nos eventos populares da cidade. “É importante para nós que sempre tenha eventos como esse, para que, tanto os barraqueiros quanto os ambulantes, possam ganhar seu dinheirinho extra. E pra quem depende só desses momentos, como eu, é ainda mais importante”, pontuou a comerciante, ao dizer que a requalificação da praça está ajudando muito nas vendas.

Comercializando bebidas há 28 anos, Bernadete da Conceição, 64 anos, conhecida como Bete Drinks, participa de todas as festividades da cidade, principalmente dos desfiles cívicos. Ela aposta, mais uma vez, que vai garantir uma renda esse ano. “Está nos meus planos conseguir fazer uma boa renda hoje e nos próximos desfiles. Com fé em Deus vai dar tudo certo. Trabalho há muitos anos com as bebidas, e sempre tento trazer novidades para os meus clientes”, destacou a moradora do Ponto Certo.

De acordo com a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), estima-se que 100 trabalhadores informais atuem durante o evento. A pasta, que realiza o trabalho de ordenamento dos ambulantes e comerciantes, assegura, através de fiscalização, que todos sigam as normas estabelecidas, a fim de garantir a segurança e fluidez ao longo do desfile.

Os desfiles, além da relevância cívica, cultural e educacional, mostram-se como um verdadeiro fomento à economia de Camaçari, gerando oportunidades de emprego e renda para micro, pequenos e grandes comerciantes.

A movimentação ao longo do percurso, com lojas abertas e vendedores ambulantes atendendo ao público, é um dos pontos altos do evento, que impulsiona a economia local.

Related posts

Leave a Comment