Foto: Emerson Rocha / g1 Petrolinae
Dezenas de voluntários se reuniram na manhã de sábado (2) para uma ação de limpeza e ocupação artística da Ilha do Fogo, ponto turístico que liga as cidades de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e Juazeiro, no Norte da Bahia. A ilha vem sofrendo ao longo dos anos com o excesso de lixo, falta de infraestrutura e a indefinição sobre a posse e responsabilidade do balneário.
“A Ilha do Fogo é um lugar simbólico, por representar a união dos dois estados, Juazeiro, Bahia, Petrolina, Pernambuco, então é fruto de uma ação que pensa em ocupar esse espaço, tira o estigma de um lugar descuidado, que o poder público não cuida. Essa ação é pensada por voluntários que estão com esse lugar”, explica Tiago Cordeiro, um dos organizadores da ação.
O trabalho de limpeza da Ilha teve a presença de pessoas de várias idades, tudo feito de forma coletiva. Grávida, a estudante Érika Lima era uma das participantes. Preservar a ilha, segundo a futura mamãe, é garantir um futuro melhor para o filho Saulo.
A ação deste sábado foi apenas a primeira. O objetivo dos voluntários é ocupar a Ilha do Fogo com cultura e consciência de que o espaço deve ser preservado por todos. “É uma ação que precisa de continuidade, de pessoa aderirem, de pessoa terem essa consciência da importância de recolher seus resíduos e de ocupar também esse espaço com saúde”, destaca Tiago, lembrando que a próxima ação está prevista para o dia 10 deste mês.