Foto: Reprodução
Com capacidade para acomodar 1.200 pessoas, a arquibancada montada na Praça da Matriz, em Vila de Abrantes, para o desfile cívico deste domingo (24/9), trouxe uma novidade este ano. Pela primeira vez, a estrutura contou com rampa de acesso para pessoas com deficiência (PcD) e espaço, de 50 metros quadrados (m²), dedicado ao público com transtorno do espectro autista (TEA) e cadeirantes.
De acordo com Luiz Mário, um dos responsáveis pela Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov) que, entre outras competências, cuida da montagem de toda estrutura das festas públicas no município, “a iniciativa de instalar os itens de acessibilidade visa garantir o acesso de toda população aos eventos realizados na cidade, especialmente aos que promovem as manifestações culturais do município, oferecendo mais conforto, segurança e, sobretudo inclusão do público-alvo”, falou o coordenador ao pontuar, ainda, que dos 50 banheiros químicos instalados no circuito do desfile, 10% deles são destinados para este público específico.
Com a possibilidade de ver o filho Davi Souza, 6 anos, acompanhar de perto e com melhor visibilidade a passagem das escolas, grupos culturais, bandas, fanfarras e tudo o mais que o evento oferece, Uédena de Souza, 36 anos, comentou que, “em comparação aos anos anteriores, este espaço ficou ótimo e meu filho está gostando muito e aproveitando mais”. Ela, que é moradora da localidade, ainda enfatizou que, “estou achando a estrutura deste ano bem melhor”.
Presenciando pela primeira vez às comemorações na Praça da Matriz, Regina Silva, 47 anos, fez questão de desfrutar com a filha Isabele Cavalcanti, 5 anos, do espaço com acessibilidade. Com relação às adequações implementadas na estrutura da arquibancada, a moradora da localidade elogiou, “esse local ficou muito bom e foi fácil acessar”.
A União das Pessoas com Deficiência de Camaçari (Udec) se manifestou sobre a novidade, destacando a iniciativa como necessária para que as PcD do município ocupem os mesmos espaços públicos e privados, com os mesmos direitos. Pois, segundo o que a entidade acredita, sem acessibilidade digna e igual para todos, não há inclusão.
A Coordenação de Eventos garante que a mesma estrutura, com adaptações necessárias de acessibilidade, estará disponível no desfile da próxima quinta-feira (28/9), dia do aniversário de Camaçari, quando o município completa 265 anos de emancipação política.