Radialista Marco Antônio celebra o aniversário de 265 anos de fundação da cidade de Camaçari, nesta quinta (28)

FOTO: Reprodução

Nesta quinta-feira (28/9) acontece oficialmente a festa cívica em comemoração aos 265 anos de emancipação política de Camaçari. Uma cidade que podemos assim dizer, formada por culturas de vários lugares de nosso país e do mundo. Mas que consserva de forma consciente  e natural, sua cultura e tradições, que remota bem antes da chegada dos portuguesas em terras baianas. Sim, por aqui já viviam os povos que habitavam à costa da Bahia, do nordeste, há séculos e séculos atrás. Por aqui, já viviam por muitos anos, os índios tupinambás, estes são os povos originários que de fato, eram os donos destas terras, que hoje conhecemos como Camaçari. 

Nossa cdade tem uma história pujante, de tradições fortes dos povos que por aqui habitavam, e isto podemos notar no nome de própria cidade, dos distritos, que são de origens Tupi. Ex. Arembepe, Guarajuba, Jauá, Itacimirim e o nome da sede, Camaçari que inicialmente se escrevia Camassary, tem origem tupi-guarani. O significado é árvore que chora, devido às folhas ficarem cobertas de gotículas.

Bem, nossa sede política adminstrativa, ja foi em Abrantes, depois Parafuso, e foi para antiga aldeia Camaçari, que  virou vila, e por fim cidade. Camaçari nos anos 50, era de fato a preferida dos soteropolitanos e de moradores de outras regiões, como a principal cidade de veraneio da região pela excelência de suas águas minerais.

Mas com chegada da Poló Petoquímico, saiu da aquela condição de uma cidade bucólica, para uma cidade industrial, de uma economia arrojada, que touxe sonhos, progressos, e também problemas comuns das cidades que se desemvolvem como; violência, desemprego, falta de moradia e etc. Mas que vem buscando sim, soluções para todos estes desafios comuns aos grandes centros.

Mas, hoje neste dia 28 de setembro de 2023, quando nossa Cmaçari completa 265 anos de emancipação política, vamos todos celebarar, nativos, gente que veio buscar novas oportunidades e que terminou por apaixounar-se por esta bela cidade de prais lindissímas, e de gente hospitaleira, e que por aqui construiu famílis, amigos, sonhos…

Eu Marco Antônio, sou um dos milhares de filhos adotivos de Camaçari, esta cidade missigenada, multifaceda, de uma cultura forte e historia impar, neste nosso estado, sinto-me feliz e gratifcado de participar deste dia tão importante para os Camaçariensses!

Parabens Camaçari!

Radialista: Marco Antônio/Rádio Sauíoe FM

28.09.23

Related posts

Leave a Comment