Casa de dois pavimentos desaba e cai em encosta em Lauro de Freitas

Foto: Reprodução/TV Aratu /

Uma casa de dois pavimentos, desabou na noite desta terça-feira (21), caindo em uma encosta no bairro Jardim Castelão, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. Segundo informações da prefeitura, os moradores tinham saído do imóvel antes do desabamento e foram abrigados em uma igreja.

O caso aconteceu na Rua Édson Gomes da Silva logo depois da região ser atingida por uma forte chuva. A gestão municipal também lamentou a situação e afirmou que agentes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) estavam no local e atendiam a solicitação de ameaça de desabamento quando o imóvel desmoronou.

A causa dos desabamentos serão avaliadas pela Defesa Civil do município.

Uma das moradoras do prédio, Edna Santos, contou que só depois tempo de pegar uma sacola com documentos e retirar os filhos, o cachorro e o gato do imóvel.

“Foi um desespero. Peguei o menino, a sacola com os documentos, o gato, o cachorro, porque ia cair tudo”, contou a moradora.

Um outro morador, Marcelo Silva, afirmou que rachaduras no prédio começaram a aparecer há dois anos após uma obra da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

“Dois anos depois da obra, começou a rachar tudo e eu tirava fotos e mandava para Embasa. Eles disseram que iam resolver, colocaram três blocos de concretos e arquivou a solicitação”, disse o morador.

Em nota, a Embasa informou que não há registro de serviço recente executado no local e que a rede distribuidora de água está localizada do lado oposto da rua onde ocorreu o desabamento.

Ainda segundo a Embasa, as redes operam normalmente na localidade.

Por causa da situação, os técnicos da Defesa Civil de Lauro de Freitas colocaram lonas na encosta e interditaram duas casas vizinhas ao imóvel. Parte de uma delas também desabou na manhã desta quarta (22).

Os moradores das duas casas também foram retirados dos imóveis, mas não há detalhes de para onde foram foram levados. Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc) também foi acionada e presta assistência às vítimas.

Related posts

Leave a Comment