Foto: Rafael Ribeiro / CBF/
Sob vaias, o Brasil ficou no empate por 1 a 1 com o Uruguai na noite desta terça-feira, 19, na Arena Fonte Nova, pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Valverde abriu o placar para a Celeste e Gerson igualou o marcador para a Amarelinha. Com o resultado, a seleção brasileira segue no quinto lugar, com 18 pontos, fora da zona de classificação.
Antes da bola rolar, os diversos espaços vazios na Arena Fonte Nova chamaram a atenção. Isso foi consequência da estratégia da CBF, que decidiu fixar o ingresso mais barato a 100 reais, limitado a um único setor do estádio. Em outras seis áreas, o valor da entrada foi de 600 reais. Havia ainda lugares com preços de 200, 400 e 800 reais.
O duelo desta noite marcou a última data Fifa desta temporada. As seleções voltam a campo somente em março de 2025, pela 13ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. A equipe comandada por Dorival Jr. enfrentará a Colômbia.
O JOGO
Os primeiros 47 minutos de partida foram bastante intensos. O Brasil manteve maior controle da posse de bola durante a maior parte do tempo, mas o Uruguai foi quem criou as primeiras chances claras.
Entre os minutos 20 e 23, os uruguaios levaram perigo ao gol brasileiro em três oportunidades. Já a Seleção Brasileira, apesar do domínio, tinha dificuldade em converter a posse em chances concretas.
Raphinha assustou em uma finalização de fora da área aos 34 minutos, mas Valverde respondeu pelo Uruguai com um chute perigoso aos 38.
No último lance da etapa inicial, aos 46 minutos, o Brasil teve sua melhor oportunidade: Igor Jesus cabeceou após cobrança de escanteio, mas Rochet fez a defesa sem dificuldades, no centro do gol.
Segundo tempo
Aos sete minutos, Vinicius Junior protagonizou outra boa jogada ao arrancar pela esquerda e invadir a área. O camisa 7 chutou cruzado em direção ao canto esquerdo, mas a bola passou muito perto da trave.
O placar foi aberto logo no início do segundo tempo. Fede Valverde recebeu passe na entrada da área, driblou Bruno Guimarães e acertou um belo chute colocado no canto esquerdo de Ederson, aos nove minutos.
A reação brasileira veio rápido. Aos 16 minutos, após um cruzamento na área, a bola sobrou para Gerson, que finalizou de primeira e marcou um golaço, igualando o marcador e reacendendo o jogo.
Já na reta final, aos 32 minutos, Vinicius Junior brilhou mais uma vez. Em uma jogada individual, driblou o marcador e rolou para Raphinha cruzar na área. Luiz Henrique teve a chance de finalizar, mas pegou mal na bola.
Apesar da pressão e de ter cinco atacantes em campo, o Brasil não conseguiu a virada. Os comandados de Dorival Júnior voltarão a atuar pelas Eliminatórias apenas em 2025, contra a Colômbia, adversário direto pelo G-4 do torneio. O Uruguai, com o empate, manteve-se na vice-liderança, atrás da Argentina.
Brasil 1×1 Uruguai: ficha técnica
Brasil
4-2-3-1: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Martinelli); Bruno Guimarães (André) e Gerson (Paquetá); Savinho (Estêvão), Raphinha e Vinicius Jr; Igor Jesus (Luiz Henrique). Téc: Dorival Júnior.
Uruguai
4-5-1: Sérgio Rochet; Guillermo Varela, José María Giménez, Mathías Olivera e Marcelo Saracchi; Rodrigo Bentancur, Manuel Ugarte, Federico Valverde, Facundo Pellistri (Puma Rodríguez) e Maximiliano Araújo (Cristian Olivera); Darwin Nuñez (Aguirre). Téc: Marcelo Bielsa.
Leia mais em: https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/2024/11/19/brasil-empata-com-o-uruguai-em-salvador-e-segue-no-quinto-lugar-nas-eliminatorias.html
©2022 Todos os direitos são reservados ao Portal O POVO, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas