Foto: Reprodução/
Na manhã desta quinta-feira (5), a Polícia Civil da Bahia deflagrou a Operação Mirakel, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada no furto de medicamentos injetáveis para emagrecimento, como Ozempic e Mounjaro. Estima-se que o grupo tenha causado um prejuízo de aproximadamente R$ 2 milhões ao atacar 23 farmácias em diversos bairros de Salvador entre fevereiro e maio deste ano.
A operação, coordenada pela 14ª Delegacia Territorial da Barra (DT/Barra), contou com o apoio do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), da 7ª Delegacia Territorial do Rio Vermelho (DT/Rio Vermelho), da 1ª Delegacia Territorial (DT/Barris), do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).
Segundo as investigações, os criminosos agiam de forma organizada, utilizando adolescentes e disfarces de entregadores de aplicativo para executar os furtos. As farmácias alvos estavam localizadas nos bairros de Itapuã, Costa Azul, Armação, Pituba, Ondina, Barra, Graça, Cabula e Horto Florestal .
O nome da operação, “Mirakel”, significa “milagre” em dinamarquês, uma referência ao país de origem de um dos medicamentos subtraídos.
A Polícia Civil continua as investigações para identificar e prender outros possíveis envolvidos no esquema criminoso. A população pode colaborar de forma anônima, fornecendo informações ao Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), por meio do número 181