Foto: Reprodução/
O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que o programa Pé-de-Meia, que tem o objetivo de promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público, pode ser estendido a todos os estudantes deste nível escolar em 2026.
A declaração aconteceu durante a divulgação do Indicador Criança Alfabetizada no Brasil de 2024, na última sexta-feira (11). Atualmente, o Pé-de-Meia é destinado para os beneficiários do programa Bolsa Família e estudantes da rede pública com inscrição ativa no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal (Cadúnico).
Segundo o MEC será necessário mais R$ 5 bilhões dos cofres públicos para que a universalização do Pé-de-Meia aconteça. O ministro tem conversado sobre o assunto com representantes do Congresso Nacional.
Eu tenho debatido muito isso com os próprios presidentes das Casas [Câmara e Senado], com a própria Comissão de Educação sobre a importância de a gente garantir, no orçamento do ano que vem, a possibilidade de ampliar os recursos para universalizar o Pé-de-Meia no Brasil”, afirmou o ministro.