Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
A deputada Fabíola Mansur (PSB) inseriu na ata dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) moção aplausos pelo aniversário de 189 anos da Revolta dos Malês. Para quem não conhece a história, a parlamentar lembra que, em 25 de janeiro de 1835, eclodiu na cidade de Salvador uma rebelião conduzida por líderes negros muçulmanos contra a injustiça e opressão escravocrata.
“Importante deixar registrado nos anais desta Casa Legislativa a história da resistência e luta negra em nossa cidade”, disse, considerando este um dos momentos mais significativos da trajetória revolucionária do povo negro no mundo. “Ato heroico que se constitui em um referencial de grande simbolismo histórico, político e cultural da participação do povo negro escravizado, de diversas origens do continente africano, que marcou sítios, praças, ladeiras, ruas e becos da cidade”, conta.
“Tanto quanto a Revolta dos Búzios, ocorrida no final do século XVIII, essa rebelião Malê ocupa papel singular na verdadeira historiografia da participação do povo negro na batalha contra o poder opressor no Brasil imperial”, registra Fabíola. Para ela, não há dúvida de que, se o povo negro tivesse sido vitorioso naquele momento, a sociedade atual teria seu tecido sociopolítico com mais justiça social”.