Câmara de Camaçari aprova matérias voltadas para a juventude durante 9º sessão ordinária

Foto: Câmara Municipal de Camaçari /

Na 9º Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (23/04), a Câmara de Camaçari apreciou um total de 30 matérias, dentre elas três voltadas para beneficiar os jovens da cidade. Um dos destaques foi a leitura do Projeto de Lei Nº 1.160/2024, de autoria do Poder Executivo, instituindo o Plano Municipal da Juventude.

Também dedicado à juventude, a vereadora Professora Angélica (PP) apresentou o Projeto de Lei Nº 024/2024, pedindo a obrigatoriedade da oferta de cursos básicos profissionalizantes para alunos do Ensino Fundamental II, tendo como público alvo adolescentes e jovens de 14 a 18 anos. Já a Mesa Diretora da Câmara Municipal foi autora do Projeto de Resolução Nº 011/2024, dispondo da regulamentação das Atividades de Estágio na Casa Legislativa.

Ainda durante a sessão, o vereador Dr. Samuka (PRD) entregou um Título de Cidadão Camaçariense a Harrison Freitas de Lima, conhecido popularmente como “Negão Moral”. “É uma questão de justiça. Eu acho que essa honraria já era merecida e quando soube que ele não tinha esse título, eu vi que teria oportunidade de homenageá-lo por todo trabalho desenvolvido aqui no município de Camaçari”, declarou o parlamentar.

Os vereadores Dr. Elias Natan (PSDB) e Jorge Curvelo (União) apresentaram uma Moção de Aplausos verbal para a equipe de paratletas do Centro de Equoterapia Nossa Lar, pelas medalhas conquistadas no 3º Congresso Brasileiro da Raça Quarto de Milha, que aconteceu no último dia 21 de abril, na cidade de Araçatuba, em São Paulo. “São atletas muito bem preparados que representaram tão bem Camaçari neste evento, com o apoio da Sejuv. São crianças com deficiência, mas que com treinamento e a forma carinhosa que são tratados por Zulmira, Sandro e os pais, conseguem conquistar títulos”, ressaltou Jorge Curvelo.

Na oportunidade o vereador Dr. Elias Natan informou que os paratletas já estão classificados para a Copa dos Campeões na modalidade, que será realizada em outubro, e que a performance merece destaque na Casa Legislativa. “O interessante é que esse grupo começou no esporte para reabilitação. Zulmira, com sua capacidade visionária, começou a vislumbrar em cada pessoa dessa aqui um potencial esportivo, que foi sendo desenvolvido. Temos que ressaltar o apoio da Sejuv e da Prefeitura de Camaçari, que não mediram esforços para ajudar essa equipe”, disse.

A médica veterinária Zulmira Sena, responsável pelo Centro de Equoterapia Nossa Lar, agradeceu em nome dos atletas a homenagem recebida na Câmara. “Esses paratletas são nossos tesouros, somos a primeira equipe de paratleta do Nordeste, então ter esse reconhecimento da Casa é muito gratificante. A palavra nesse momento é gratidão”, declarou.

Ainda durante a sessão, o vereador Tagner (PT) entregou uma Moção de Aplausos aos atletas do CT Raiz Jiu Jitsu setor Gleba C, pela conquista de 16 medalhas no Campeonato Baiano da modalidade, realizado em Salvador. “Vocês têm transformado vidas em Camaçari, com a garra da juventude. Tem trazido para Camaçari muitos títulos e orgulho”, exaltou o parlamentar.

Câmara lamenta falecimento de ex-vereadora Margarida Galvão

Foto: Diário da Cidade

A Câmara Municipal de Camaçari vem manifestar seu profundo pesar pelo falecimento da ex-vereadora do município, Margarida Suzana de Moura Galvão, ocorrido na terça-feira (23/04), data em que também completava 72 anos. Por conta do falecimento, a Casa Legislativa decretou luto de três dias.

“Registramos aqui nosso sincero sentimento de tristeza pela perda desta mulher que tem uma história importante no nosso município. Desejamos à família todo conforto neste momento de dor e seguimos com a certeza que o legado deixado por Margarida estará perpetuado em nossa cidade”, lamentou o presidente da Casa Legislativa, vereador Flávio Matos (União).

Margarida Galvão assumiu a cadeira do ex-vereador, Cleber Alves, em maio de 2011, quando este assumiu a Secretaria de Agricultura e Pesca. Seguiu no mandato até março de 2012. Durante os nove meses que passou na Câmara, atuou em favor do desenvolvimento da população e do município e se destacou pela luta por garantia dos direitos das mulheres e por um desenvolvimento sustentável.  Entre os destaques na sua atuação como vereadora esteve a aprovação de uma lei que garantiu o pagamento de benefício para pescadores, além de outras ações que beneficiaram o setor agrícola.

O sepultamento será no cemitério de Arembepe, em horário ainda a confirmar.

Trajetória

Natural da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, chegou em Camaçari no ano de 1983, quando assumiu a gerência da Coelba. Moradora da localidade de Arembepe na orla de Camaçari, ficou conhecida por ter seu trabalho sempre voltado para os movimentos sociais. Foi diretora da ONG SOS Rio Capivara e fez parte também do Movimento Coqueiro Solidário, atuando na área de meio ambiente.

Foi candidata a vereadora pela primeira vez no ano de 2000, pelo PDT, obtendo 400 votos, 90% deles em Arembepe. Em 2004, foi candidata pela segunda vez pelo PT, alcançando 600 votos.

No ano de 2007, Margarida Galvão assumiu a gerência da SAC em Camaçari, levando o SAC móvel até a orla do município, além de, em parceira com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia ter conseguido a dispensa de 400 taxas para a retirada de identidade.

Já em 2008, mais uma vez foi candidata, alcançando 1537 votos, 837 em Arembepe. A partir daí, em 2009 passou a ocupar o cargo de coordenadora de Administração da Orla (Arembepe, Jauá e Areias).

Related posts

Leave a Comment