Foto: Reprodução/
O Bahia venceu o Fortaleza nesta quinta-feira (13), manteve os 100% de aproveitamento na Arena Fonte Nova e terminará a oitava rodada na vice-liderança da Série A do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória por 1 a 0 foi marcado por Jean Lucas. O Tricolor de Aço tem 17 pontos agora e está atrás do Flamengo apenas por conta do saldo de gols. Completam o G4 o Botafogo e o Athletico-PR, ambos com 16 pontos. Apesar de ter encontrado dificuldades com a marcação adversária, o Esquadrão criou as melhores chances da partida. Já o Leão do Pici fez um jogo muito intenso, mas pouco criativo. Com uma boa pressão final, até teve a chance de empatar no segundo tempo, mas Machuca desperdiçou.
Próximos jogos
O próximo desafio do Bahia é fora de casa. O time vai visitar o Criciúma no domingo (16), às 18h30 (de Brasília), no Heriberto Hülse, em Santa Catarina, pela nona rodada do Brasileirão. Nos mesmos dia, horário e rodada, o Fortaleza vai ao Mato Grosso enfrentar o Cuiabá, na Arena Pantanal.
O jogo começou bem estudado, mas o Bahia poderia ter aberto o placar com 14 minutos se não fosse Jean Lucas. O meia recebeu lindo passe de Everton Ribeiro dentro da área e saiu cara a cara com João Ricardo. A finalização, no entanto, deixou muito a desejar. De esquerda, ele isolou a bola na arquibancada
O Fortaleza chegou a abrir o placar aos 34 minutos de jogo. Renato Kayzer aproveitou o cruzamento de Martínez e cabeceou para o fundo das redes. Entretanto, o bandeirinha já assinalava o impedimento do camisa 79 do Tricolor do Pici.
O primeiro terminou sem mais grandes chances para os dois lados. O Fortaleza conseguiu encaixar bem sua marcação, mas foi pouco criativo no ataque. O Bahia, por sua vez, não encontrou espaços no meio da defesa adversária e teve dificuldades para fazer fluir sua característica troca de passes.
Logo na volta para o segundo tempo, o Fortaleza chegou com perigo. Emmanuel Martínez recebeu com liberdade na intermediária e arrematou de longe. Marcos Felipe fez a defesa. Na sobra, já dentro da área, o próprio Martínez tentou a finalização de esquerda, e a bola passou rente à trave adversária.
Aos oito minutos, nova chance do Leão do Pici. Tinga cruzou da direita, Renato Kayzer desviou e a bola quase entrou no canto direito de Marcos Felipe. O Bahia respondeu aos 16 minutos. Oscar Estupiñan roubou a bola dos pés do zagueiro Titi e ficou frente a frente com o goleiro do Fortaleza, mas vacilou feio e chutou mascado, direto para fora.
Aos 22, Gilberto encontrou bom passe para Biel, que estava dentro da área. O camisa 11 do Esquadrão deixou o marcador no chão e acertou uma bomba de esquerda na trave.
A pressão do Esquadrão finalmente deu certo aos 32 minutos. Everton Ribeiro fez boa jogada pela direita, cruzou com categoria na área e Jean Lucas cabeceou firme para o fundo das redes. O empate do Fortaleza poderia ter saído aos 39 da etapa final se não fosse pela intervenção de Marcos Felipe. Machuca recebeu completamente livre dentro da grande área e chutou em cima do goleiro do Bahia.
Bahia 1 x 0 Fortaleza
Marcos Felipe; Gilberto (Cicinho), Gabriel Xavier, Rezende e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro (Yago Felipe) e Cauly (Carlos de Pena); Ademir (Biel) e Everaldo (Estupiñan). Técnico: Rogério Ceni.
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Felipe Jonatan; Pedro Augusto, Zé Welison (Machuca), Hércules (Pochettino) e Martinez (Pedro Rocha); Breno Lopes (Yago Pikachu) e Renato Kayzer (Lucero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Gol
Jean Lucas (32min2ºT), para o Bahia
Cartões amarelos
Kanu, Caio Alexandre, Marcos Felipe, Biel e Carlos de Pena (Bahia)
Público: 29.889 pagantes
Renda:
Motivo: oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: 13 de junho de 2024 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
Árbitro de vídeo: Daiane Muniz (Fifa-SP)