Foto: Reprodução /
Durante o Camaforró, festa que antecipa as comemorações do São João em Camaçari, está sendo utilizado o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria de Segurança Pública. Essa ferramenta tem a capacidade de identificar criminosos foragidos da Justiça, contribuindo para a manutenção da ordem e segurança do evento.
Com o auxílio da Plataforma de Observação Elevada (POE) da SSP, foram instaladas cinco câmeras equipadas com a tecnologia de reconhecimento facial em todo o espaço da festa, incluindo o Portal de acesso ao evento. A presença desse sistema de vigilância tecnológica tem o objetivo de coibir a presença de indivíduos procurados pela polícia e garantir um ambiente tranquilo para os participantes.
É importante ressaltar que aproximadamente 22 mil policiais estarão atuando na segurança dos eventos em Salvador, na Região Metropolitana e no interior do estado durante as festividades juninas. A presença maciça das forças de segurança demonstra o compromisso das autoridades em garantir a integridade dos cidadãos e a tranquilidade nas celebrações.
O uso da tecnologia de reconhecimento facial agrega eficiência ao trabalho policial, permitindo a identificação rápida de indivíduos em situação de busca pelas autoridades. A parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e a organização do Camaforró demonstra o comprometimento de ambas as partes com a segurança pública e o bem-estar da população.
A presença das câmeras com reconhecimento facial reforça o caráter preventivo das ações de segurança, proporcionando um ambiente mais seguro e tranquilo para os participantes do evento. A tecnologia vem se tornando uma aliada importante no combate à criminalidade e na promoção da segurança em grandes celebrações como o Camaforró.