Foto: Jean Victor/
Moradores de Monte Gordo, da comunidade de Coqueiros de Monte Gordo, assim como da zona rural da localidade, foram beneficiados pelo Sesau Fila Zero Itinerante, nesta sexta-feira (19/7). A iniciativa, realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS), situada na Rua São Bento, segue até sábado (20), com atendimento das 8h às 17h, para pessoas que tenham solicitações de exames, consultas e/ou cirurgias marcadas no sistema da Marcação Integrada aguardando apenas pela confirmação da data de realização.
A coordenadora do Distrito Sanitário da Costa, Cláudia Paixão, ressaltou a importância da ação para a população que reside em áreas mais distantes da sede do município. “São mais de 40 especialidades, entre consultas e exames, que trouxemos para os moradores. É muito bom ver a população de Monte Gordo e da zona rural sendo atendida”.
Para Raimunda Pinto, a ação chegou em boa hora. “Sempre que a prefeitura trás os serviços para mais perto da população, é muito bom. Principalmente, serviços de saúde. Com certeza, todos, que estão aqui hoje, estão satisfeitos em conseguirem realizar seus exames e consultas”.
Outra paciente que elogiou a iniciativa foi Ana Cristina. “É muito bom quando ações como esta acontecem. Estávamos ansiosos aguardando pela marcação e realização de nossos exames”.
A diretora de Controle e Regulação do SUS, Elba Brito, explica que o Sesau Fila Zero Itinerante nasceu dessa necessidade de aproximar ainda mais os serviços de Média e Alta Complexidade da população. “É muito bom ver as pessoas felizes ao terem suas necessidades atendidas. Esta é só a segunda ação das 23 planejadas para serem realizadas na sede e na costa do município por meio da 2ª edição do programa, que acontece em parceria com o Grupo Santa Helena”.
A terceira ação acontece de 22 a 24 de julho (segunda a quarta), das 8h às 17h, na Unidade de Saúde da Família (USF), Phoc Caic, localizada na Avenida Luiz Gonzaga, no bairro Nova Aliança (Phoc II).
A iniciativa vai atender os moradores dos Phoc I, II e III. Para participar da ação a pessoa precisa comparecer ao local com os seguintes documentos: RG, cartão SUS e solicitação médica. A Sesau informa que para os exames de laboratório e ultrassom de abdômen total os pacientes devem estar em jejum.