Deputada solicita a construção de piscinões em Simões Filho

Deputada Kátia Oliveira (UB)
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA/

 

A deputada Kátia Oliveira (UB) protocolou na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) uma indicação em que propõe ao governo estadual a adoção de medidas para construção de piscinões no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, como uma forma de controle de inundações e enchentes urbanas. No documento, a parlamentar explica que os piscinões são uma importante solução de engenharia que vem sendo amplamente utilizada no Brasil, desde a década de 1980, para prevenir e reduzir as ocorrências relacionadas às inundações e enchentes urbanas, sobretudo em áreas densamente povoadas e com rede de drenagem já implantada.

Kátia lembrou que fatos como os ocorridos recentemente no estado do Rio Grande do Sul e na região sul da Bahia alertam para a importância de tornar as cidades baianas mais resilientes aos eventos climáticos extremos. “Isso se fará com ações voltadas à preservação ambiental, inclusive com o aumento das áreas permeáveis, com replantio de árvores, construção de parques urbanos, telhados verdes e jardins alagáveis. De igual modo, faz-se necessário programar a implantação de tecnologias eficazes para a gestão das águas pluviais urbanas, a exemplo dos piscinões, que são grandes reservatórios responsáveis por armazenar a água da chuva e controlar a sua vazão por meio de seu sistema de comportas”, argumentou.

A legisladora também frisou que Simões Filho está situado em uma região com predominância do clima tropical quente e úmido e com fortes precipitações pluviométricas, além de possuir alta densidade demográfica em sua área urbana. Esse conjunto, continuou a deputada, justifica a construção de piscinões para manobrar as águas das chuvas e evitar catástrofes climáticas.

Por fim, Kátia Oliveira salientou que o governo estadual é o agente controlador da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que atualmente possui o contrato de concessão e opera o serviço de saneamento básico do município de Simões Filho. “Assim, o Estado possui maior capacidade financeira para a execução de grandes obras e pode se responsabilizar pela construção e operação de piscinões no município de Simões Filho”, disse.

 

Related posts

Leave a Comment