Foto: Tiago Pacheco/
Em atendimento à política de tornar acessível a participação dos agentes culturais nos certames voltados ao segmento, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), realizou, na manhã desta segunda-feira (2/9), no Teatro Alberto Martins (TAM), orientação para sanar eventuais dúvidas sobre o edital Cultura Viva Camaçari, cujas inscrições podem ser feitas até a quarta (4/9).
O certame tem por objeto premiar projetos, iniciativas, atividades, ações, entidades, grupos, coletivos e demais instituições culturais visando o desenvolvimento de Pontos e Pontões de Cultura municipais, mediante os critérios previstos nos termos da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV).
Felipe Ribeiro, diretor do Grupo Raízes da Terra, que é formado por indígenas de diversas etnias, moradores do município, com atuação há 4 anos na cidade, foi um dos fazedores de cultura que participou da orientação. Na oportunidade, ele disse ter aprovado a iniciativa. “Atividade muito importante, que demonstra que a Secult tem a preocupação de levar informação aos agentes culturais”, afirmou.
Quem também não perdeu a chance de poder tirar as dúvidas sobre o edital Cultura Viva Camaçari, foi Joseane Bispo, conhecida como Mestra Jane, que é vice-presidente da Associação Egbè Cultural Senzala do Samba, que, há 11 anos, desenvolve atividades como samba chula, comidas afro-brasileiras, oficinas culturais, dentre outras. Ela avaliou o encontro como positivo. “Contribuiu muito para nós, agentes de cultura, pois pudemos fazer perguntas a respeito do edital e nos inteirarmos melhor para que possamos efetivar nossa inscrição”.
A orientação cultural foi conduzida pela assessora-chefa e presidente da Comissão Especial de Análise da Secretaria da Cultura (CEASC), Guida Schnitman, que ressaltou a preocupação da pasta em facilitar a participação das pessoas nos editais. “Sempre reforçamos essas ações ao lançarmos um certame, que são realizadas continuamente por nosso Núcleo de Orientações Cultural [NOC], levando informação e sanando eventuais dúvidas”, afirmou.
O edital Cultura Viva Camaçari disponibiliza 34 vagas para entidades e/ou coletivos culturais, que serão premiados com R$ 15 mil, cada. O valor total destinado à proposta é de R$ 510 mil, oriundos do governo federal e repassados pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
A íntegra do certame, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) edição n.º 2.452, pode ser conferida no Portal da Secult, neste link, por onde também devem ser feitas as inscrições.