Foto: Reprodução/
Mais duas turmas do Projeto Qualifica Camaçari foram concluídas nesta terça-feira (1º/10). Desta vez, os cursos encerrados foram de fabricação de pizzas e de produção de doces finos, que contemplou moradores de Arembepe, na costa do município. Promovido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), a iniciativa foi realizada por meio da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Com aulas realizadas no Núcleo de Assistência Social (Nas) de Arembepe, durante o curso de fabricação de pizzas, os alunos aprenderam, de forma teórica e prática, como fazer as massas, bem como os molhos, recheios, tempo de forno, além dos métodos de higienização dos utensílios e precificação de produtos – processo de determinar o valor de venda de uma mercadoria ou serviço, envolvendo cálculos e análises; já na capacitação de produção de doces finos, aprenderam a criação da ficha técnica de produção e decoração dos doces finos mais pedidos em eventos, além de conhecer os principais ingredientes e utensílios utilizados nas preparações.
Na oportunidade, o coordenador do Projeto Qualifica Camaçari, Robenilson Santos, participou da certificação representando a Sedes. “Mais duas turmas concluídas com sucesso, com alunos certificados. Nossa gestão segue trabalhando, capacitando a nossa gente e fortalecendo o compromisso de cuidar de todos os camaçarienses”, falou.
A dona de casa Maria Silvana de Jesus, 40 anos, comemorou após receber o certificado do curso de fabricação de pizzas. “Foi muito bom para mim, pois estou exercitando em casa, fazendo kit de brotinho para vender, mas sigo procurando emprego. Com o certificado em mãos, terei mais credibilidade”, disse.
Ao receber a certificação do curso de produção de doces finos, Algedir Andrade, 59 anos, falou dos planos futuros. “Estou muito empolgado, já procurando um local para alugar, para produzir e vender todos os docinhos que aprendi a fazer nas aulas”, concluiu.
O Qualifica Camaçari tem como finalidade ofertar aos munícipes conhecimentos que lhes permitam qualificação e atualização para o mercado de trabalho, além de fomentar a independência financeira das pessoas frequentadoras dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), bem como dos beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).