Foto: Jean Victor/
Cerca de 5 mil pacientes diários, que fazem uso do sistema de saúde pública municipal, estão sendo prejudicados com as excessivas assembleias públicas realizadas pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Camaçari (Sindsec). Sem aviso prévio e realizadas, em sua maioria, sempre após os finais de semana e feriados, a população tem ficado desassistida diante da evasão dos profissionais às unidades de saúde do município.
Com a realização de constantes assembleias, todos os serviços da Atenção Básica estão sendo atingidos. Na sede, estão fechadas nove unidades, estão com funcionamento parcial apenas 15 e funcionando normalmente apenas duas unidades. A situação da costa é similar, com unidades de Saúde da Família (USF) e Básica de Saúde (UBS) em sua maioria fechadas por falta da garantia dos serviços essenciais por parte do sindicato.
Importante ressaltar que a prestação de serviços nos setores cuja paralisação é inadmissível, por exercerem atividades essenciais, a exemplo de atendimentos de saúde, os trabalhos devem estar mantidos, a fim de evitar qualquer prejuízo ao bom funcionamento dos serviços públicos municipais.
A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), pede a sensibilidade dos dirigentes do Sindsec, a fim de que seja garantido ao cidadão, a melhor alternativa assistencial e um atendimento digno, conforme às necessidades de atenção à saúde.