Foto: Reprodução/
O recente caso envolvendo um adolescente de 16 anos encontrado morto em Jericoacoara, Ceará, levantou preocupações sobre a associação acidental de gestos manuais com símbolos de facções criminosas locais. O recente caso envolvendo um adolescente de 16 anos encontrado morto em Jericoacoara, Ceará, levantou preocupações sobre a associação acidental de gestos manuais com símbolos de facções criminosas locais.
Na noite do desaparecimento, segundo Danilo, Henrique deixou o hotel onde estavam hospedados para recarregar o celular, mas acabou não retornando.
Gestos podem ser mal interpretados
De acordo com as informações fornecidas por Danilo, Henrique fez o gesto do 3 com os dedos, sem saber que era associado a uma facção criminosa do Ceará chamada GDE (Guardiões do Estado).
No mundo do crime, esses sinais são mais do que meros gestos; eles têm significados profundos e podem indicar alianças ou rivalidades entre grupos.
O gesto do número “três”, associado ao grupo cearense aliado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), e o “dois”, com o Comando Vermelho, são exemplos disso.