Foto: Divulgação
Com inscrições esgotadas desde o último dia 5, a corrida Salvador 10 Milhas alcança a sétima edição neste domingo (30), dentro do calendário de festividades pelo aniversário de 476 anos de Salvador. A prova vai ocupar as ruas do Rio Vermelho até a Ponta do Humaitá, com percursos de 10 milhas (cerca de 16km), com saída do Rio Vermelho, e 5 milhas (8 km), saindo da região da Praça Maria Felipa (antiga Cairu), no Comércio. Este ano, o casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai batiza os dois percursos, que contará ainda com atrações musicais para incentivar os atletas no caminho.
Idealizador da competição, o professor de educação física Jardel Moura conta que a prova foi criada como um presente para a cidade, onde o atleta vive a experiência de fazer um passeio pela história de Salvador, através dos monumentos e acervos que a capital possui. “Com isso, conseguimos apresentar pontos da cidade que são desconhecidos para muitas pessoas. Há casos de atletas que não conheciam a Ponta do Humaitá e passaram a conhecer após participar da prova. Chegamos a um limite técnico, com 4,7 mil inscritos, e temos ciência que, se tivesse mais inscrições, mais pessoas participariam”, ressalta.
Salvador como referência – Aos 40 anos, o advogado Ludwig Silva vai participar pela segunda vez da prova, correndo as 10 milhas. “No ano passado eu estava um pouquinho nervoso por conta do percurso, mas com a ajuda de uma assessoria, a gente treina e consegue evoluir e pensar sempre em bater metas. Então, eu estou tranquilo e certo de que será um grande evento. Essa é uma prova que já faz parte do calendário esportivo da cidade e, com certeza, Salvador já é uma referência no Brasil, no desenvolvimento de novas atividades esportivas. Agora, com a corrida, que é uma modalidade que vem crescendo bastante, eu tenho certeza que Salvador não vai decepcionar”, diz.
Entrega dos kits – A entrega dos kits acontece na quinta (27) e sexta-feira (29), das 9h às 21h, e no sábado (29), das 9h às 20h, na Casa Esportiva, no piso L1 do Salvador Shopping. O pós-prova, na Ponta do Humaitá, vai oferecer massoterapia e crioterapia aos atletas, além de medalhas de finisher para os 100 primeiros que concluírem as 10 milhas. O show de encerramento, a partir das 8h, ficará por conta do samba da banda Água Fresca.