Foto: Letícia Martins/
O Esporte Clube Bahia enfrentará hoje, 9 de abril, o Nacional, do Uruguai, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. A partida será realizada no Estádio Gran Parque Central, em Montevidéu, com início às 19h (horário de Brasília).
Esta é a quarta participação do Bahia na Libertadores, retornando ao torneio após 35 anos. O Tricolor de Aço garantiu sua vaga ao terminar em oitavo lugar no Campeonato Brasileiro de 2024, vencendo o Atlético-GO por 2 a 0 na última rodada . Na primeira rodada da fase de grupos, o Bahia empatou com o Internacional em casa.
O Nacional é um adversário tradicional na competição, com três títulos da Libertadores em sua história. Na temporada anterior, foi eliminado nas oitavas de final pelo São Paulo . Atualmente, ocupa a quarta posição no Campeonato Uruguaio, com três vitórias, dois empates e uma derrota.
O grupo do Bahia na Libertadores é composto por Nacional (Uruguai), Internacional (Brasil) e Atlético Nacional (Colômbia). Após o confronto de hoje, o Bahia enfrentará o Atlético Nacional em casa, na terceira rodada, prevista para os dias 22, 23 ou 24 de abril .
A expectativa é de um jogo equilibrado, considerando a tradição e a qualidade das equipes. O Bahia busca um resultado positivo para fortalecer suas chances de avançar às oitavas de final da competição.
Prováveis escalações de Nacional x Bahia:
Recém-chegado, o técnico Pablo Peirano deve usar praticamente a força máxima, inclusive utilizando jogadores que foram poupados no fim de semana.
A provável escalação do Nacional é: Mejía; Ancheta, Coates, Calione e Millán; Báez, Boggio e Oliva; Vargas, Herazo e Recoba.
Já o Bahia só tem como desfalque o zagueiro Gabriel Xavier e o meia-atacante Michel Araújo, entregues ao departamento médico.
A provável escalação do Bahia é: Ronaldo; Arias, Kanu, Santiago Ramos e Luciano Juba; Jean Lucas, Caio Alexandre e Éverton Ribeiro; Cauly, Erick Pulga e Luciano Rodríguez.
Arbitragem de Nacional x Bahia:
- Árbitro: Dario Herrera (ARG)
- Assistentes: Gabriel Chade (ARG) e Facundo Rodriguez (ARG)
- VAR: Silvio Trucco (ARG)