Reunião entre MPBA e chefes dos órgãos de segurança pública alinha ações integradas para 2025

Foto: Humberto Filho (Cecom MPBA/

Uma reunião realizada nesta terça-feira, dia 8, na sede administrativa do Ministério Público da Bahia, em Salvador, marcou um passo importante no fortalecimento do alinhamento e no planejamento conjunto de ações integradas na área da segurança pública para o ano de 2025. Conduzida pelo procurador-geral de Justiça Pedro Maia, essa foi a primeira reunião interinstitucional do MPBA com a nova cúpula das forças de segurança do estado. Estiveram presentes o secretário de Segurança Pública Marcelo Werner e dos novos comandantes da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães; do Corpo de Bombeiros, coronel Aloísio Fernandes Mascarenhas; do novo delegado-geral da Polícia Civil, André Augusto Viana, e do novo diretor-geral do DPT, o perito criminal Osvaldo Silva.

Em sua fala de abertura, o chefe do MPBA destacou a importância do momento como expressão do amadurecimento e da ampliação da atuação coordenada e republicana entre as instituições públicas responsáveis pela segurança na Bahia. Ressaltou, em especial, o valor das ações conjuntas no enfrentamento à criminalidade e na construção de uma cultura de paz. “Temos avançado de forma gradual e consistente na articulação entre as instituições. Agora, vivemos uma oportunidade singular de fortalecer ainda mais essa integração, com diálogo franco, cooperação mútua e atuação estratégica. O objetivo comum é claro: promover uma segurança pública mais eficiente, com foco na redução real e sustentada dos índices de criminalidade em nosso estado”, afirmou.

O secretário Marcelo Werner também destacou o fortalecimento da articulação interinstitucional com o Ministério Público como eixo estratégico no enfrentamento ao crime organizado. “Nos últimos dois anos fortalecemos esta parceria e agora, com os novos chefes das Forças Policiais e de Bombeiros, seguiremos atuando com integração e inteligência contra aqueles grupos que tentam violentar as nossas comunidades”, enfatizou.

Também participaram do encontro, pelo MPBA, os secretários geral e adjunto, respectivamente promotores de Justiça André Lavign e Luís Alberto Vasconcellos; o chefe de Gabinete, promotor de Justiça Fabrício Patury; os coordenadores do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública (Ceosp), promotor de Justiça Hugo Casciano; do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), promotor de Justiça Luiz Neto; do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), promotor de Justiça Ernesto Cabral de Medeiros; do Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep), promotor de Justiça Edmundo Reis; a coordenadora do Núcleo do Júri (NUJ), promotora de Justiça Mirella Brito; e o chefe da Assistência Militar, coronel Gilberto Morbeck.

Texto: Cecom MPBA

Related posts

Leave a Comment