Conselho de Política Cultural de Salvador promove reunião com programação aberta ao público nesta terça (29)

Uma programação especial, gratuita e aberta ao público vai marcar a 100ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), a ser realizada nesta terça-feira (29), a partir das 17h, no Espaço Cultural da Barroquinha. As atividades incluem roda de conversa, posse de novos conselheiros, entrega de moções ao Ilê Aiyê e à rapper Tina Bee, além do pocket show da cantora Graça Onasilê.

A mesa de abertura vai contar com a presidenta da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Maria Marighella; a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos; o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro; e o presidente do CMPC, Romário Almeida.

“O debate com a sociedade civil é fundamental para a construção de políticas públicas consistentes que, de fato, transformem a vida dos cidadãos de Salvador. A centésima reunião é um marco, que evidencia a importância do controle social na construção da Salvador que queremos. Tenho a absoluta convicção que será um encontro de muita escuta, em que poderemos debater ideias importantes, para aprofundar as políticas públicas culturais em nossa cidade”, enfatiza Ana Paula Matos.

O presidente da FGM destaca o histórico do CMPC, que se adaptou ao momento de pandemia para não interromper as atividades. “Chegar à centésima reunião e à quinta gestão do Conselho Municipal de Política Cultural é uma conquista muito significativa. Isso mostra o quanto o Conselho tem se mantido atuante e comprometido com a cultura da nossa cidade, sem interrupções, nem mesmo durante a pandemia, quando chegamos a realizar duas reuniões por mês. Quero destacar o papel fundamental do Conselho no apoio e na construção das políticas culturais da Fundação Gregório de Mattos e do município de Salvador”, salienta

Funcionamento – O Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador foi criado pela Lei 8551/2014 – que instituiu o Sistema Municipal de Cultura (SMC), do qual o CMPC faz parte – e iniciou as atividades dois anos depois, exercendo funções consultivas, normativas, deliberativas e fiscalizadoras da política cultural da capital baiana. Há nove anos atua em Salvador de forma ininterrupta e está na quinta gestão, relativa ao biênio 2024-2026.

É um órgão colegiado de composição tripartite, que conta com 30 conselheiros, divididos em representantes do poder público e sociedade civil. Do total, são dez representantes dos segmentos artístico-culturais de artes visuais, audiovisual, circo, culturas identitárias e inclusivas, cultura popular, dança, literatura, música, patrimônio material e imaterial e teatro, que são eleitos pela sociedade civil; dez representantes territoriais, também eleitos; e dez representantes do Poder Público Municipal, que são indicados pelo prefeito.

Programação:

17h – Mesa de abertura com a presidenta da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Maria Marighella, a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, e o presidente do CMPC, Romário Almeida;

17h40 – Ato de posse dos novos conselheiros;

18h – Roda de conversa com o atual presidente e os ex-presidentes do CMPC;

18h40 – Entrega da moção a Vovô do Ilê (pelos 50 Anos do Ilê Aiyê) e à rapper Tina Bee;

19h – Pocket Show de Graça Onasilê.

Texto: Ascom/FGM

Conselho de Política Cultural de Salvador tem reunião abert, nesta terça

Related posts

Leave a Comment