Suspeito de ataque com carro que matou 11 em Vancouver acusado de homicídio

Foto: Reprodução/

Pelo menos 11 pessoas morreram e mais de 20 outras ficaram feridas depois de um homem ter avançado com o seu automóvel contra uma multidão que se concentrava num festival de rua filipino em Vancouver, Canadá, este sábado. O Ministério Público (MP) da província da Colúmbia Britânica, no oeste do Canadá, acusou-o de homicídio Adam Lo Kai-ji,

Em conferência de imprensa, a polícia avançou o suspeito já era conhecidos das autoridades e que as vítimas são mulheres, homens e crianças, sem dar mais detalhes. Inicialmente o número avançado tinha sido de nove vítimas mortais mas numa conferência de imprensa durante a tarde deste domingo a polícia de Vancouver atualizou para 11, número pode ainda aumentar. Segundo a BBC, uma das crianças tinha cinco anos.

Num comunicado divulgado no domingo, o Ministério Público disse que apresentou oito acusações de homicídio de segundo grau contra Adam Lo e disse que mais acusações eram possíveis. Lo, que vive em Vancouver, já compareceu em tribunal e o juiz decidiu que o suspeito deveria permanecer sob custódia..

As autoridades afirmam ainda que  não havia ameaças conhecidas contra o evento ou contra a comunidade filipina mas que as circunstâncias que rodearam o planeamento do evento vão ser revistas e que mais de 100 agentes estão a trabalhar no caso.

O primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, já lamentou as mortes e classificou o atropelamento como “horrível”. “Apresento as minhas mais sentidas condolências aos entes queridos dos mortos e feridos, à comunidade filipino-canadiana e a todos em Vancouver. Estamos todos de luto convosco”, escreve o chefe de governo, no X.

O atropelamento ocorreu quando membros da comunidade filipina se reuniram para celebrar o dia de Lapu-Lapu, disse o presidente da Câmara de Vancouver, Ken Sim, também na rede social X.

O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr, já reagiu, dizendo estar “arrasado ao saber do terrível incidente” que afetou a comunidade filipina em Vancouver.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, “condena o terrível ataque que ocorreu durante um festival de rua, em Vancouver, no Canadá, e que vitimou e feriu inúmeras pessoas”. “Neste momento de choque e luto o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu às autoridades canadianas e aos familiares das vítimas uma nota de profundo pesar, desejando também a rápida recuperação dos feridos”, diz a Presidência da República, numa nota publicada no seu site.

“Perante o horrendo atropelamento hoje [domingo] ocorrido em Vancouver, apresento sentidas condolências às famílias das vítimas e a solidariedade de Portugal ao povo e Governo do Canadá”, escreveu Luís Montenegro na rede social X.

As eleições legislativas do Canadá estão marcadas para esta segunda-feira.

Related posts

Leave a Comment