Fotos: Rafael Rodrigues/EC Bahia/
O Bahia foi melhor no primeiro Ba-Vi disputado pelo Campeonato Brasileiro de 2025. Na tarde de domingo (18), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, o Tricolor venceu o Vitória por 2 a 1, em duelo válido pela 9ª rodada da Série A. Os gols do time da casa foram marcados por Erick Pulga e Michel Araújo, enquanto Renato Kayzer descontou para o Leão. O jogo foi marcado pela expulsão de Jean Lucas logo no inico do jogo, mas mesmo com um jogador a menos, o Tricolor foi superior ao Leão.
Com o resultado, além de conquistar os três pontos diante do maior rival, o Tricolor ampliou um incômodo tabu para o Vitória: o clube rubro-negro não vence um Ba-Vi na Fonte Nova pelo Brasileirão há 34 anos, desde 1991.
Os gols
Aos 22 minutos do primeiro tempo, Caio Alexandre cruzou para Erick Pulga que cabeceou para abrir o placar.
No segundo tempo, aos oito minutos, Osvaldo cobrou falta cruzando para a área, Kayzer se adiantou à marcação e finalizou para empatar.
Aos 20, a bola fica viva dentro da área após um bate e rebate e sobra para Michel Araújo, que coloca o Bahia na frente de novo.
O Esquadrão agora volta ao G-6 do Brasileirão. Com 15 pontos, o time ocupa a sexta colocação da tabela e se mantém próximo do pelotão de frente. Já o Colossal segue em situação delicada, estacionado na 16ª posição com apenas nove pontos somados — um ponto acima da zona de rebaixamento.
O Bahia agora volta as atenções para a Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (21), o time comandado por Rogério Ceni recebe o Paysandu pela partida de volta da terceira fase da competição. O jogo será novamente na Fonte Nova, às 19h30, e o Tricolor entra em campo com vantagem no placar agregado após vencer o confronto de ida por 1 a 0.
O Vitória só retorna aos gramados no próximo domingo (25), quando recebe o Santos no Barradão, às 18h30, pela 10ª rodada do Brasileirão.