Foto: RONALDO SCHEMIDT / AFP / CP/
Os serviços de resgate do Texas procuram neste domingo 27 meninas desaparecidas em enchentes que devastaram o estado do sul dos Estados Unidos e deixaram, até o momento, um balanço de pelo menos 50 mortos. As cheias foram causadas por tempestades que começaram na tarde de sexta no centro do estado e prosseguiram durante a noite e a madrugada deste sábado, embora com menor intensidade.
“Recuperamos 43 pessoas falecidas no condado de Kerr. Entre elas, há 28 adultos e 15 crianças”, declarou o xerife da área, Larry Leitha, que também citou 850 moradores retirados de suas casas, incluindo oito feridos.
No condado de Travis, quatro pessoas morreram e 13 estão desaparecidas, disse à AFP o diretor do departamento de informação pública, Hector Nieto.O corpo de uma mulher de 62 anos foi encontrado no condado de Tom Green, informou a polícia.
Duas pessoas morreram no condado de Burnet, segundo o coordenador de gestão de emergências da região, Derek Marchio.
Das quase 750 meninas que participavam de um acampamento de verão cristão às margens do rio Guadalupe, 27 estão desaparecidas, informou Dalton Rice, líder municipal da cidade de Kerrville.No acampamento, quase toda a água já havia recuado hoje, revelando uma paisagem de destruição, com dezenas de carros encalhados, alguns deles presos em árvores, e vegetação arrancada.
O caos reinava nas cabanas que abrigavam as meninas, onde o chão estava coberto de lama e as janelas estavam quebradas.
Michael, 40, contou que dirigiu de Austin, a 150 km, para buscar a filha, 8, cujos pertences recuperou.
“Passamos o dia inteiro em Kerrville ontem, nas unidades de gestão de crise. Na manhã de hoje, quando soubemos que poderia haver gente aqui, meu irmão e eu viemos de caminhão o mais rapidamente possível, para ver se encontrávamos alguma coisa.”
Equipes de resgate vasculhavam a área em busca das meninas desaparecidas.
Buscas
O portal informativo da comunidade de Kerrville exibia tributos às vítimas da localidade, incluindo o proprietário e diretor do acampamento, Dick Eastland. O governador do Texas, Greg Abbott, disse que vai expandir a declaração de estado de emergência e pediu recursos federais adicionais ao presidente Donald Trump.