Trump diz que Lula ‘pode ligar quando quiser’ para discutir tarifas com os EUA

Foto: Reprodução/X /

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (1º) que está aberto ao diálogo com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir as tarifas impostas aos produtos brasileiros. A declaração foi feita em conversa com jornalistas na frente da Casa Branca, em Washington.

‘Pode ligar a qualquer momento’, diz Trump sobre Lula

Ao ser questionado pela jornalista Raquel Krähenbühl, correspondente da GloboNews, se estaria disposto a negociar as tarifas, Trump respondeu: “O presidente Lula pode ligar a qualquer momento”. Em seguida, acrescentou: “Ele pode falar comigo quando quiser”.

Raquel também perguntou o que estaria em pauta para o Brasil, ao que Trump respondeu: “Vamos ver o que acontece. Eu amo o povo brasileiro”.

Indagado ainda sobre a porcentagem das tarifas impostas, o presidente estadunidense não especificou números, mas criticou o governo brasileiro: “As pessoas que governam o Brasil fizeram as coisas erradas”.

Tarifaço de Trump e justificativa como “emergência nacional”

As declarações de Trump ocorrem dias após a oficialização de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. O governo dos EUA justificou a medida como uma “emergência nacional”, citando políticas e ações do Brasil que seriam consideradas “incomuns” e “extraordinárias”.

As novas tarifas elevam a tensão comercial entre os dois países e podem impactar setores estratégicos da economia brasileira, como o agronegócio e a indústria.

Até o momento, o governo brasileiro não se manifestou oficialmente sobre as declarações de Donald Trump.

Related posts

Leave a Comment