Foto: Reprodução /
José Cosme de Jesus Gonçalves, agente de limpeza pública de Salvador, recebeu alta hospitalar nesta quarta-feira (3), pouco mais de dois meses após ficar preso entre um trem e a plataforma da estação Campinas de Pirajá, na Linha 1 do metrô, em 29 de junho. Apesar de ainda debilitado, ele já está em casa, voltará a andar e seguirá sob acompanhamento médico.
O acidente ocorreu quando José Cosme tentou atravessar os trilhos para pegar o metrô, segundo familiares, porque estava atrasado para o trabalho, uma prática proibida. Ele foi atingido pelo trem, sofrendo perfurações na bacia, bexiga e reto, e passou por cirurgia de emergência devido à grande perda de sangue. O resgate foi realizado com apoio do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA).
De acordo com o irmão do gari, José Luís Jesus, José Cosme consegue falar, se alimentar e permanecer sentado, embora ainda utilize bolsas coletoras devido às lesões na região íntima. O processo de cicatrização e fisioterapia prosseguirá em casa, e ele deve se recuperar totalmente. “Ele conseguiu sobreviver, teve uma nova chance de vida, porque pelo que ele passou ali… foi obra de Deus”, disse o irmão.
José Cosme é funcionário da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) há cinco anos e seis meses. A Limpurb lamentou o ocorrido e informou que tem prestado apoio ao agente de limpeza. O caso segue sob investigação da 4ª Delegacia Territorial (DT/São Caetano).
A família planeja celebrar o aniversário de José Cosme no dia 27 de setembro, dia de São Cosme e Damião, com a tradicional oferenda de caruru aos santos.