Foto: Juliano Sarraf / Ascom PMC |
Integrando uma ampla agenda de anúncios voltados ao desenvolvimento de Camaçari, foi entregue nesta sexta-feira (10) o novo Sistema de Esgotamento Sanitário de Arembepe. A obra, executada pela Embasa, vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (SIHS), contou com investimento de R$ 40,2 milhões em parceria com o Governo Federal e beneficiará cerca de 16.776 moradores da região.
A solenidade ocorreu no terreno onde será construída a futura UPA Tipo II de Abrantes e reuniu o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o prefeito Luiz Caetano, autoridades estaduais e municipais, além de representantes da Embasa e da SIHS. Em sua fala, Jerônimo destacou que o saneamento básico é essencial para garantir saúde e qualidade de vida. Segundo ele, retirar o esgoto das ruas e quintais melhora o ambiente urbano, preserva o lençol freático e contribui para a proteção das praias de Camaçari.
O prefeito Luiz Caetano ressaltou que a entrega é resultado da articulação entre os governos municipal, estadual e federal para viabilizar obras estruturantes capazes de gerar desenvolvimento e mais qualidade de vida.
O presidente da Embasa, Gildeone Almeida, informou que além do sistema de Arembepe, está em andamento o projeto que atenderá o trecho entre Arembepe e Itacimirim, além de outras intervenções no município que ampliarão significativamente a cobertura de esgotamento sanitário.
A secretária da SIHS, Larissa Moraes, destacou que ações de saneamento estão diretamente ligadas à saúde pública, por eliminarem riscos de contato direto da população com esgoto a céu aberto e por integrarem uma agenda conjunta com a Secretaria da Saúde do Estado.
Durante a cerimônia, Jerônimo Rodrigues também inaugurou a via de acesso ao Colégio de Tempo Integral de Vilas de Abrantes, ampliando as ações de infraestrutura e mobilidade urbana no município.
