Foto: Redes sociais /
A operação do Sistema Ferry-Boat foi parcialmente suspensa pela Marinha nesta segunda-feira (20) devido ao temporal que cai sobre o litoral baiano. A medida foi adotada após a água invadir o compartimento de veículos do FB Maria Bethânia durante uma travessia realizada no final da tarde.
Imagens nas redes sociais mostram o nível da água dentro da embarcação e diversos passageiros correndo para pegar coletes salva-vidas. Devido ao incidente, a Capitania dos Portos recomendou à Internacional Travessias (ITS), empresa responsável pelo sistema, que os ferries Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares — de maior porte — realizem as viagens e transportem somente passageiros: veículos pesados e caminhões não estão autorizados.
A Capitania ainda informou que a bandeira de navegação vigente é a vermelha, indicando condições de navegação adversas. Vale pontuar ainda que a travessia Salvador-Mar Grande, feita pelas lanchinhas, está suspensa desde a manhã desta segunda, assim como o serviço entre Salvador e Morro de São Paulo. Desde o domingo a Bahia foi incluída na lista de alerta de chuvas intensas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Por meio de nota, a ITS informou que a situação no Ferry Maria Bethânia foi “prontamente controlada” pela tripulação, que tranquilizou os usuários e manteve a segurança a bordo. Não houve registro de feridos e a embarcação realizou a travessia, de Salvador para Itaparica, no tempo previsto de viagem.
Confira a nota completa da Marinha do Brasil:
“A Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), informa que foi recomendada, na noite desta segunda-feira (20), a suspensão parcial da operação das embarcações do sistema Ferry Boat, em razão das condições de navegação adversas observadas na Baía de Todos-os-Santos.
Somente as embarcações de maior porte – os ferries Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares – estão no momento aptas a operar, transportando exclusivamente passageiros.
A travessia entre o Terminal Náutico da Bahia, em Salvador, e o Terminal de Mar Grande, na Ilha de Itaparica, permanece suspensa desde a manhã de hoje, assim como a travessia marítima entre Salvador e Morro de São Paulo.
As medidas visam garantir a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar.
Condições de Navegação — A CPBA reforça que a bandeira vermelha de navegação está vigente, indicando condições meteorológicas adversas, e que o aviso de mau tempo emitido pelo Centro de Hidrografia da Marinha permanece ativo, com alerta de ressaca e ventos fortes para toda a faixa litorânea do estado e na BTS.
Comunicação — A Marinha do Brasil reforça que, em situações de emergência no mar ou em rios, o telefone 185 está disponível para atendimento 24 horas por dia.”
Alerta de chuvas em Salvador
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu alerta, nesta segunda-feira (20), para ocorrência de chuvas moderadas a fortes ao longo do dia, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
De acordo com o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, esta será uma semana de muita chuva na capital baiana e a população deve estar atenta aos canais de acesso ao órgão.
Em caso de emergência, quem tiver alguma necessidade deve ligar para o telefone 199. As equipes da Defesa Civil estão trabalhando em regime de plantão, 24h por dia.
A Bahia entrou em alerta para chuvas intensas neste domingo (19), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, que também abrange outros 11 estados e o Distrito Federal, está em vigor desde as 10h deste domingo e segue até as 10h de segunda-feira (20).
