Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia /
Na última partida do ano na Arena Fonte Nova, em 2025, o Bahia venceu o Sport por 2×0 e segue vivo na luta pela vaga direta no G5, grupo dos que se classificam para a Fase de Grupos da Libertadores 2026. Os gols desta quarta-feira (3) foram marcados por Rodrigo Nestor e Luciano Juba, em um jogo marcado pela grande atuação do goleiro Caíque França, do Sport.
O Bahia começou o jogo com novidades entre os titulares; Rogério Ceni promoveu o retorno de Ramos Mingo à zaga, após cumprir suspensão no empate contra o Juventude, e Rodrigo Nestor foi o escolhido para o lugar do suspenso Jean Lucas, integrando o meio-campo com Everton Ribeiro e Acevedo.
Diante do já rebaixado Sport, último time na tabela, o Esquadrão mostrou força diante dos mais de 39 mil torcedores presentes na Fonte Nova. O primeiro tempo inteiro foi do Bahia atacando e o Sport se defendendo como podia, contando com uma noite inspirada do goleiro Caíque França.
Ademir logo aos dois minutos arrancou pela direita e experimentou de longe, mandando ao lado do gol. Três minutos depois, o camisa 7 teve outra chance, mas mandou muito por cima da meta.
Aos sete minutos, Willian José mandou a bola na rede, mas pelo lado de fora, após receber cruzamento de Ademir, após escanteio ensaiado. Aos 11, Pulga apareceu saltitante pelo lado esquerdo, invadiu, bateu e viu Caíque fazer uma ótima defesa. Sete minutos depois, Pulga, outra vez, mandou da entrada da grande área e viu o goleiro pernambucano fazer grande defesa, com a bola ainda batendo na trave.
A única tentativa do Sport foi aos 33, após cabeçada de Luan Cândido, aproveitando cobrança de falta para área do Esquadrão. Ademir e Willian José seguiram parando em Caíque França, em lances aos 33 e aos 34.
O gol saiu aos 39, após Rodrigo Nestor, que foi comprado em definitivo pelo Bahia e tem contrato até 2030, receber na área, ajeitar e encher o pé, superando Caíque. O Tricolor ainda teve a chance de ampliar o placar após Ademir ser derrubado na área e a arbitragem marcar o pênalti; Willian José, artilheiro do clube, bateu e parou em Caíque França;
Ao fim do primeiro tempo, foram 20 chutes do Bahia, sendo 11 no gol. Na volta do intervalo, a tônica foi a mesma, com o Esquadrão partindo para cima do adversário, querendo mais gols. O segundo gol do jogo veio dos pés de um jogador de Seleção Brasileira, o lateral Luciano Juba: recebeu de Everton Ribeiro, novo cidadão soteropolitano, saiu conduzindo pelo meio e mandou uma pedrada da entrada da grande área, sem chances para Caíque França.
Com a boa vantagem de 2×0, Rogério Ceni mudou peças e o Bahia passou a administrar o resultado. Ainda tentou chegar algumas vezes, parando em Caíque França. Após quatro de acréscimos, a arbitragem finalizou o jogo, para alegria da Nação Tricolor.
Com o resultado momentâneo, o Bahia ocupa a 6ª posição, com um ponto de distância do Fluminense, primeiro time do G5. Os dois Tricolores se enfrentam no próximo domingo, pela última rodada da Série A.
