Salvador: Polícia Militar recupera mais de 550 documentos perdidos no carnaval 2026

Após os dias intensos de folia nos três circuitos oficiais do Carnaval de Salvador, centenas de documentos seguem à espera dos seus donos. A Ouvidoria da Polícia Militar da Bahia (PMBA) recuperou 569 documentos perdidos por foliões durante a festa deste ano.

O serviço de devolução é realizado há 23 anos pela corporação e já se tornou uma tradição no período momesco. Segundo a PM, as equipes da Ouvidoria atuaram na coleta, higienização, catalogação e disponibilização dos nomes dos titulares no site oficial da instituição.

Entre os documentos encontrados estão carteiras de identidade (RG), Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), carteiras funcionais, carteiras de trabalho, certidões de nascimento e certificados de reservista, entre outros. Também foram localizadas identificações de visitantes de diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e Sergipe, além de documentos de estrangeiros do Canadá, Estados Unidos e Panamá.

Em comparação com o Carnaval passado, quando foram recuperados 618 documentos, houve uma redução de cerca de 8% neste ano.

O major Carlos Augusto Marx, oficial da Ouvidoria da PMBA, explica os números.

“Este ano nós recuperamos e lançamos em sistema 569 documentos. No ano passado foram 618, então isso representa uma leve redução de 8% em relação ao anterior. Nós entendemos que essa redução decorre sobretudo de dois fatores. O primeiro é que a Polícia Militar vem sempre orientando os foliões a não levar o documento original para os circuitos da festa, dando preferência ao documento digital ou à cópia do documento. A própria tecnologia vai modificando a forma das pessoas agirem. Atualmente, muitos utilizam documentos digitais, então isso certamente também interfere nessa ligeira redução”, afirma.

Para saber se o documento foi localizado, o cidadão deve acessar o site www.pm.ba.gov.br, clicar no ícone “documentos recuperados” e digitar o nome completo. A devolução começou no dia 19 de fevereiro e ocorre no posto da Ouvidoria localizado no SAC do Shopping Barra, das 9h às 17h.

Sobre o prazo, o major detalha que os documentos ficarão disponíveis por 60 dias.

“Bom, a partir de hoje, nós ficaremos em posse desses documentos por 60 dias. Eles estarão disponíveis lá no SAC do Shopping Barra. Basta o cidadão acessar nosso site, acessar os documentos recuperados e digitar o nome completo. Constatando lá, ele tem 60 dias para reaver esse documento no SAC do Shopping Barra, que é um prazo bastante razoável. Após esse período, os documentos são encaminhados aos respectivos órgãos expedidores”, ressalta.

Para retirar o documento, é necessário apresentar outro documento oficial ou boletim de ocorrência, conforme orientação da PM.

Além da recuperação de documentos, a Ouvidoria também realizou uma ampla pesquisa de avaliação institucional durante o Carnaval. Segundo o major Carlos Marx, a Polícia Militar da Bahia mantém um sistema permanente de pesquisas, com mais de 130 levantamentos cadastrados, e durante a festa ouviu quase 4.600 pessoas, entre policiais e foliões.

De acordo com ele, a consulta foi aplicada tanto ao público interno, para avaliar estrutura como alimentação, transporte, postos policiais e alojamentos, quanto ao público externo, para medir a percepção sobre o trabalho da corporação.

“Estamos muito felizes porque a avaliação positiva dos foliões foi de quase 90% e o nível de confiança em nosso trabalho também foi de quase 90%. Essas pesquisas são sempre aplicadas de forma sistemática para aferirmos a percepção do cidadão em relação ao nosso trabalho e, no Carnaval em específico, obtivemos resultados bastante contundentes”, afirma.

A Polícia Militar reforça que a recuperação dos documentos evita transtornos e custos com a emissão de segunda via e orienta que os foliões priorizem o uso de documentos digitais ou cópias durante grandes eventos.

Fonte: Tribuna da Bahia

Foto: Divulgação/Ascom/SSP

Related posts

Leave a Comment