Foto: Reprodução/Redes Sociais/
Durante a competição náutica da 11ª Copa Brasil de Águas Abertas, na manhã deste sábado (13/4), na Praia dos Pescadores, na cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia, um competidor acabou morrendo. O nadador Dielson Pereira Hohenfeld, de 53 anos, natural de Salvador, era professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) na capital baiana, e tinha experiência em outras provas em mar aberto, a exemplo da Travessia Mar Grande – Salvador.
Em Porto Seguro, ele participava da categoria adulta da prova de 5k, que contava com cerca de 150 competidores na água. Algumas horas após o início das buscas, por volta das 12h30, as equipes náuticas da Marinha e do 6º Batalhão dos Bombeiros Militar encontraram o corpo do participante.
Ele participava da 11ª Copa Brasil de Águas Abertas, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA). Conforme registro do Corpo de Bombeiros, Dielson desapareceu durante a prova de 5km e não retornou para a areia. Choveu forte durante a competição.
O homem foi encontrado pela Marinha no início da tarde, já sem vida. Ele estava na altura da Barraca Manito e do Complexo Toatoa.
O reconhecimento foi feito pela esposa de Dielson. No momento, o corpo dele está no Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade.
Procurada pelo g1, a Federação Baiana enviou uma nota de pesar, em que expressa “sinceras condolências à família, amigos e toda a comunidade esportiva que compartilhada da paixão e dedicação do atleta”.
Questionada sobre a estrutura de segurança da competição, a FBDA disse que havia um “número significativo de embarcações de apoio e salva-vidas”.