Foto: Divulgação internet /
A um dia do término do prazo de envio, quase 5,4 milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda de 2024. A expetativa da Receita Federal é que sejam enviadas 43 milhões de declarações até essa sexta-feira (31). Na mesma data, o primeiro lote da restituição começa a ser pago para 9 milhões de contribuintes, incluindo moradores afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul. Até as 12h16 desta quinta-feira (30), a Receita havia recebido 37,5 milhões de declarações.
Caso o contribuinte não entregue a documentação no prazo estipulado, ele poderá pagar multa e sofrer restrições em alguns serviços públicos, como a emissão de passaporte.
Segundo a Receita, a declaração pode ser transmitida por meio do aplicativo oficial ou pelo programa de computador, disponível gratuitamente no site do órgão. Entre as pessoas que são obrigadas a prestar contas com o Leão, estão aquelas que receberam, em 2023, rendimentos acima de R$ 30.639,90 ou receita bruta de atividade rural acima de R$ 153.199,50.
Uma das novidades de 2024 é a atualização da tabela de isenção, que passou a abranger trabalhadores de até dois salários mínimos.