Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia/
O Bahia venceu o Fortaleza na noite desta quarta-feira (09) e se classificou para a semifinal da Copa do Nordeste. Jogando melhor, o Esquadrão venceu a partida por 2×1 e carimbou a vaga. Foi um jo go bastante equilibrado, mas o Bahia foi melhor, especialmente no primeiro tempo. O meo campo do Esquadrão comandado por Caio Alexandre e Everton Ribeiro coamandaram a partida.
O Tricolor começou um pouco atrapalhado, mas conseguiu se encontrar na partida rapidamente. Depois de algumas chances perdidas, a arbitragem marcou pênalti a favor do Esquadrão e Willian José abriu o placar aos 40 minutos. Já nos acréscimos, João Ricardo falhou e o Bahia ampliou com Caio Alexandre.
O placar foi aberto somente nos minutos finais. E foram dois gols praticamente em sequência do Esquadrão de Aço.
O primeiro marcado após a arbitragem assinalar pênalti a favor dos donos da casa. Emmanuel Martínez fez falta em Gilberto dentro da área, o VAR recomendou a revisão do lance e então a infração foi marcada.
Na cobrança, Willian José bateu muito bem, no cantinho de João Ricardo, e fez 1 a 0 aos 40 minutos da etapa inicial.
O Bahia ainda ampliou nos acréscimos. E graças a uma falha bisonha do arqueiro do Laion, que não segurou finalização de muito longe de Caio Alexandre, que fez a famosa “lei do ex” imperar na capital baiana.
Na volta do intervalo, o duelo foi mais equilibrado. Mas o segundo tempo começou com um “susto” para os cearenses. Logo aos 9 minutos, o árbitro assinalou mais um pênalti para o Bahia, após toque no braço de Gustavo Mancha na área, mas após revisão no monitor do VAR a arbitragem voltou atrás e anulou a marcação.
Com o resultado, o Bahia terá pela frente o Ceará, que bateu o Sport nos pênaltis, decidindo sua vaga para a grande final novamente dentro de casa.
Ficha técnica
BAHIA 2 X 1 FORTALEZA
QUARTAS DE FINAL – COPA DO NORDESTE
Data e horário: quarta-feira, 9 de julho de 2025, às 21h30 (de Brasília);
Local: Casa de Apostas Arena Fonte Nova, Salvador;
Gols: Willian José, 39’/1ºT, Caio Alexandre, 51’/1ºT (Bahia); Matheus Pereira, 23’/2ºT (Fortaleza)
Cartões amarelos: Ramos Mingo, Caio Alexandre (Bahia); Gustavo Mancha, Marinho, Brítez, Matheus Pereira, Diogo Barbosa e Tinga (Fortaleza);
Cartões vermelhos: Diogo Barbosa (Fortaleza);
Público total: 31.271;
Público pagante: 31.060;
Renda: R$ 981.492,00.
ESCALAÇÕES
Bahia (Técnico: Rogério Ceni)
Marcos Felipe; Gilberto, Ramos Mingo, David Duarte e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas e Everton Ribeiro (Michel Araújo); Ademir (Kayky), Erick Pulga (Lucho Rodríguez) e Willian José (Tiago).
Fortaleza (Técnico: Juan Pablo Vojvoda)
João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Gustavo Mancha e Diogo Barbosa; Lucas Sasha (Breno Lopes), Matheus Pereira (Rodrigo), Pochettino e Martínez (Calebe); Marinho (Yago Pikachu) e Lucero (Deyverson).
ARBITRAGEM
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa (PI);
Assistentes: Márcio Iglesias Araújo e Mauro Cezar Evangelista (PI);
VAR: José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL).
