Foto: Reprodução/
A Prefeitura de Lauro de Freitas deu início nesta segunda-feira (21/7), à terceira edição do programa Lauro Fila Zero, que desta vez acontece na Praça João Tiago dos Santos, popularmente conhecida como Praça da Matriz, no Centro da cidade. De forma tranquila, a ação, oferece gratuitamente consultas médicas, exames e outros procedimentos de saúde e nesta etapa, contemplando moradores que residem nas comunidades de Lagoa dos Patos, Pitangueiras, Vila Praiana, Chafariz, Ipitanga, Centro, Vilas do Atlântico, Jockey Club, Vila Mar, Lagoa da Base e Aracuí.
O programa, que já beneficiou mais de 13 mil pessoas nas edições anteriores, é um marco na saúde municipal e simboliza um novo tempo na gestão da saúde pública. A ação acontece em um momento especial para o município, próximo à celebração dos 63 anos de emancipação política de Lauro de Freitas, comemorados no próximo dia 31 de julho. “A nossa missão é cuidar de gente, e o Lauro Fila Zero tem sido uma ferramenta poderosa para garantir que a população tenha acesso a uma saúde mais ágil, resolutiva e humanizada. Estamos avançando com dignidade e respeito às pessoas”, afirmou a prefeita Débora Regis durante o lançamento da terceira edição.
Nas duas primeiras edições, realizadas nos bairros de Itinga e Vida Nova, foram contabilizados cerca de 62 mil procedimentos, entre exames, consultas médicas e agendamentos em clínicas especializadas. Agora, a expectativa é ampliar ainda mais esse alcance, levando cuidado e atenção às comunidades do Centro e adjacências.
Os atendimentos incluem exames laboratoriais, oftalmológicos, ultrassonografias, exames de Doppler, ecocardiograma (ECO), eletrocardiograma, mapa, holter e atendimento médico especializado. Os procedimentos que não puderem ser realizados no local serão devidamente agendados pela equipe de Regulação Ambulatorial em clínicas da rede contratualizada.