Inmet alerta para fortes chuvas em Salvador e mais de 140 cidades baianas

Foto: Ilustração/TB /

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (10), um alerta de acumulado de chuvas para Salvador e mais de 140 municípios baianos. O alerta abrange as regiões nordeste, centro-norte, centro-sul e sul da Bahia, além da Região Metropolitana de Salvador.

Há previsão de chuvas entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 50 a 100 mm por dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em áreas suscetíveis.

O Inmet classificou também, o aviso como alerta amarelo, que indica possibilidade de alagamentos e deslizamentos pontuais em cidades das regiões nordeste, centro-norte, centro-sul e sul baiano, além do leste sergipano e agreste sergipano.

Em Vitória da Conquista, um forte temporal registrado na tarde de domingo (9) causou grandes prejuízos. Um vídeo que mostra um carro sendo arrastado por uma enxurrada durante a chuva repercutiu nas redes sociais.

Frente fria em Salvador

Para esta segunda-feira (10), há 40% de chance de precipitação, com temperaturas mínimas de 23°C.

A partir de terça-feira (11), a probabilidade de chuva sobe para 90%, com ventos mais intensos, que podem alcançar até 38 km/h. As temperaturas variam entre 22°C e 26°C.

Na quarta-feira (12), o cenário se repete, com alta probabilidade de precipitação e rajadas de vento fortes. As mínimas ficam em torno de 21°C, e as máximas não devem ultrapassar 25°C.

Na quinta-feira (13), o tempo permanece nublado, com possibilidade de chuva e ventos moderados, de cerca de 23 km/h. A variação térmica será de 21°C a 28°C.

A tendência é de melhora a partir de sexta-feira (14), quando o sol deve voltar a aparecer e a chance de chuva cai para 20%. As temperaturas sobem, com máxima prevista de 31°C. No fim de semana, o tempo deve se manter estável, com apenas 10% de possibilidade de chuva e ventos moderados. As máximas ficam próximas de 31°C, enquanto as mínimas variam entre 22°C e 23°C.

Recomendações de segurança:

  • Evite se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante temporais.

Related posts

Leave a Comment