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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a instalação de novos radares ao longo da BR-324, no trecho entre Salvador e Feira de Santana, deve ser concluída até janeiro de 2026. Três equipamentos já operam normalmente, enquanto outros 21 seguem em fase de montagem e testes. Cada autorização de funcionamento possui prazo de até 90 dias para aferição, de acordo com liberações emitidas entre junho e outubro deste ano.
A autarquia destacou que todos os dispositivos seguem as exigências da Instrução Normativa nº 43/2021, que prevê estudos prévios de viabilidade, sinalização compatível e certificação metrológica do INMETRO antes do início da fiscalização.
Em nota, o DNIT também afirmou que equipes permanecem em campo para manter as condições de trafegabilidade da rodovia: dez frentes realizam operações emergenciais de tapa-buracos após o período de chuvas, enquanto serviços de recapeamento e recuperação estrutural avançam desde a retomada do controle federal, em maio de 2025.
A retomada dos equipamentos ocorre meses depois de a BR-324 ter ficado quase todo o mês de agosto sem radares. Na ocasião, a suspensão ocorreu por falta de recursos, segundo justificativa apresentada pelo próprio DNIT.
Nova concessão das BRs 324 e 116
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, em entrevista nesta segunda-feira (17), que o edital de concessão das BRs 324 e 116 deve ser lançado entre dezembro deste ano e janeiro de 2026. Segundo ele, o pacote será encaminhado à Bolsa de Valores para selecionar a nova administradora. “A BR-324 é a pista mais importante da Bahia e uma das mais importantes do Brasil pelo volume de carros e cargas”, disse à rádio Itapoan FM.
Jerônimo também declarou que o governo deve liberar, até o dia 21 deste mês, recursos emergenciais para reforçar as obras de recuperação da rodovia.
