Foto: JulianaAndrade/AgênciaALBA
Para reverenciar o artista argentino radicado na Bahia, Hector Julio Páride Bernabó – o famoso Carybé -, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa realiza, nesta semana, uma exposição com releituras de sua obra, feitas pelo artista plástico Daniel Sipa, sob a curadoria do publicitário, Luciano Ribeiro.
Intitulada “Homenagem – 26 anos sem Carybé”, a mostra está em cartaz desde esta segunda-feira (28) até sexta-feira (1º), trazendo 14 releituras em acrílico sobre tela, encomendados pelo curador ao pintor, entre eles Amazonas, Capoeira e Os músicos.
Sobre as exposições que realiza, Luciano Ribeiro explicou sua relação de permuta com vários pintores brasileiros, divulgando os trabalhos deles em sua revista sobre artes plásticas, a Slogan, e ganhando, como contrapartida, um quadro. Com a quantidade de telas adquiridas, ele faz exposições para recuperar o investimento e divulgar o artista.
“Já o objetivo desta exposição na ALBA foi homenagear a arte de Carybé, que não conheci pessoalmente, mas com quem sempre tive forte conexão. Inclusive ele foi o protagonista e capa da primeira edição da revista, em 2004 e, também, em 2020”, afirmou.
SOB ENCOMENDA
Artista encarregado de pintar as telas de Carybé para a exposição “Homenagem – 26 anos sem Carybé”, Daniel Sipa é autodidata, trabalha para muitas galerias, e,sob encomenda, realiza trabalhos em todos os estilos e técnicas. “Muito requisitado, ele não se interessa pela fama, ele gosta é do dinheiro mesmo!”, brincou.
Esta é a segunda vez que o Luciano expõe suas telas na Casa Legislativa. As obras, segundo ele, estão com os preços acessíveis – de R$ 1.200,00 a R$ 1.500,00 – e, além de poder vendê-las, esta é uma oportunidade para fazer bons contatos para futuros negócios.