Pix permitirá operações internacionais no futuro, reafirma BC

Foto: Re´produção

O Pix Internacional está nas prioridades do Banco Central, afirmou Renato dias de Brito Gomes, diretor de Organização do Sistema Financeiro, em live realizada nesta segunda-feira (4) pela autoridade monetária.

“Existem várias iniciativas na região [América do Sul], além do FedNow [dos EUA], Nexus [Europa e Ásia], e outras na Europa. Estamos acompanhando ao mesmo tempo todo esse desenvolvimento para entender onde faz sentido devotar os recursos escassos. O Pix internacional é uma grande prioridade do Banco Central. Queremos fazer de forma eficiente”, explicou o executivo.

A iniciativa de transacionar dinheiro entre países via Pix vem sendo discutida há algum tempo e algumas perguntas ainda carecem de resposta:

O projeto Nexus, por exemplo, está sob o guarda-chuva do Bank for International Settlements (BIS), instituição conhecida como o “Banco Central dos bancos centrais” e vem sendo testado por Cingapura, Malásia e Zona do Euro, representada pelo Banco da Itália.

Já o FedNow, a versão americana do sistema de pagamento brasileiro (SBP), também conta com o mecanismo de pagamento instantâneo, muito similar ao Pix. O FedNow começou as operações em julho.

O modelo dos EUA já foi contruído seguindo regras de segurança internacionais, o que facilitaria a integralção com o Pix, que também segue os mesmos moldes.

Related posts

Leave a Comment